Home / Brasil / 27 de setembro: Dia Nacional da Doação de Órgãos marca importância dos transplantes
doação de órgãos

27 de setembro: Dia Nacional da Doação de Órgãos marca importância dos transplantes

Anualmente, é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, que tem como objetivo conscientizar cada vez mais a população sobre esse ato que pode salvar vidas. No Brasil, existem mais de 33 mil pessoas que aguardam pela doação de um órgão. O país ocupa o segundo lugar do mundo em número de transplantes, segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos).

O Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da ABTO ressalta também que em 2017 houve um aumento de 4,5% em doações em relação ao ano anterior. Os estados brasileiros que se destacam na doação de órgãos são: Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Conscientização

groen-lint-3394598Apesar de o Brasil ter o maior índice de aprovação do mundo à doação de órgãos e ser considerado referência mundial em transplantes – só fica atrás dos Estados Unidos -, o número de doações efetivas ainda é baixo em relação ao número de pessoas que aguardam em lista. Isso se dá por causa da recusa das famílias em autorizar a doação. Principalmente, porque a família não fica sabendo do desejo do parente de doar os órgãos e salvar vidas. Segundo dados, a cada dez pessoas abordadas, quatro se negam a doar os órgãos de seus familiares. Este é um dado nacional preocupante para quem espera por uma chance de viver mais e com qualidade de vida. Por isso é de extrema importância para ser doador de órgãos após a morte, avisar a família”, declara o presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira. E completa. “Hoje, milhares de vidas dependem da consciência de familiares que perderam entes queridos. É importante ressaltar que para ser doador não precisa deixar nenhum documento expresso. Basta conversar com os familiares, manifestando esse desejo”, enfatiza o médico.

 

 

Leia também

Praça Anísio Ribeiro de Lima - após o mutirão (1)

Várzea Mais Bonita beneficia região central e Jardim Felicidade

Praças da Avenida Fernão Dias Paes Leme (perto do posto BR) e do Jardim Primavera; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com