Home / Brasil / 30 de abril é o dia nacional da mulher
PV_CR_001

30 de abril é o dia nacional da mulher

Nesta terça-feira (30), é comemorado o dia nacional da mulher. A  data também homenageia e lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos, assim como o dia internacional da mulher, celebrado no dia 8 de março.

Além de reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade, o dia nacional da mulher homenageia uma importante mulher da nossa nação: Jerônima Mesquita. A  enfermeira , natural de Leopoldina -MG, atuou de maneira incisiva apoiando as causas feministas no século 19. Na época, o projeto de uma emenda constitucional que conferia o direito de voto às mulheres foi rejeitado.

Diante dessa situação, Jerônima foi uma das líderes do Movimento Sufragista, que lutava para incluir as mulheres no processo político do Brasil. Para homenagear a conquista dessa enfermeira, o presidente da época João Figueiredo sancionou a lei a lei nº 6791/2018 e estabeleceu que a data deveria ser comemorada dia 30 de abril com o objetivo de “estimular a integração da mulher no processo de desenvolvimento”. Sem mera coincidência, o aniversário de Jerônima é justamente no dia 30 de abril. Que a história de Jerônima venha inspirar a todas as brasileiras a continuarem essa luta iniciada nos anos 80. Parabéns mulheres de todo o nosso país!

Leia também

Brasília (DF), 25/11/2017 Arma de fogo  Foto: Hugo Barreto/Espe

Brasil tem 180 homicídios por dia e 75% são de negros, diz Atlas

Os casos de homicídios no Brasil atingiram o número mais alto no nível histórico, conforme apontou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com