Ação na Praça Governador Pedro de Toledo marca ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ neste sábado (26) em Jundiaí – Jornal A Verdade
Home / Brasil / Ação na Praça Governador Pedro de Toledo marca ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ neste sábado (26) em Jundiaí
dia-mundial-sem-tabaco

Ação na Praça Governador Pedro de Toledo marca ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ neste sábado (26) em Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) realiza, no próximo sábado (26), na Praça Governador Pedro de Toledo, ação de conscientização para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no próximo dia 31. O cigarro é responsável, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), por 12% das mortes por doenças cardiovasculares, por ano, no mundo.

Segundo a entidade internacional, são 7 milhões de pessoas que morrem por doenças cardiovasculares, sendo a principal causa de morte entre adultos. Dessas, 900 mil fumantes passivos. O tabaco está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, infartos, Acidente Vascular Cerebral além de doença arterial periférica não somente em quem fuma como em quem convive com os fumantes. “Jundiaí tem disponível o PAIT, que auxilia as pessoas a deixarem o vício, a partir de terapia cognitiva-comportamental e motivacional, aliada a medicamentos (em casos de sintomas de abstinência). O evento de sábado tem por objetivo divulgar o programa para que mais pessoas se beneficiem dos atendimentos, que são gratuitos”, comenta o médico cardiologista Carlos Costa, coordenador do PAIT.

De acordo com o médico, o índice de sucesso dos participantes no grupo em deixar o vício é acima de 80% na fase inicial do tratamento. O aposentado Gerson Mercadante de Castro, 65 anos, deixou de fumar em 16 de outubro do ano passado. “Fumei por 52 anos. Nos últimos meses de vício, fumava 35 cigarros por dia. Comecei por conta da moda, da influência que o cigarro causava nos homens na década de 1960. Fumar era sinônimo de virilidade para os homens. Agora que estou há mais de 220 dias sem o cigarro, percebo a diferença na saúde. Tenho disposição para caminhar e até correr”, comemora.

O evento será realizado das 9h às 12h, com divulgação do trabalho do programa. O PAIT realiza encontros às terças-feiras e quartas-feiras às 14h, no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e às segundas-feiras, às 18h, no Complexo Argos. Os interessados em conhecer mais sobre o serviço, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que também contam com grupos destinados ao mesmo trabalho.

 

Leia também

06-06-2013-07-38-54-debora.klempous.nd

Detran.SP flagra irregularidades em autoescola de Várzea Paulista

Equipe de fiscalização constatou fraudes em aplicação de aula prática de direção para moto O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com