Atletas do Peama de Jundiaí se preparam para etapa nacional do Special Olympics – Jornal A Verdade
Home / Destaque / Atletas do Peama de Jundiaí se preparam para etapa nacional do Special Olympics
treinamento peama 2

Atletas do Peama de Jundiaí se preparam para etapa nacional do Special Olympics

A etapa nacional para a disputa das vagas dos brasileiros que representarão a Pátria na Special Olympics acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de abril, em Suzano. De Jundiaí partem 18 atletas com boas chances de fazer parte do time nacional que estará em Abu Dhabi, em 2019, para o maior evento esportivo destinado a pessoas com deficiências. Os últimos dias de concentração com os professores do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), no Centro Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr Nicolino de Luca, o Bolão, da Unidade de Esporte e Lazer (UGEL), são de treinos intensos para o aperfeiçoamentos das táticas.

Ana Paula Loro, 35 anos, participa das aulas do Peama desde 1998. Já fez aulas de natação, atletismo e agora se dedica ao tênis. “Já fui para os jogos internacionais, nos Estados Unidos, e me saí bem. As provas são mais difíceis. Estou me preparando bastante para conseguir vencer a próxima fase e esperar pelo sorteio das vagas”, explica a atleta.

Segundo a diretora Nacional e coordenadora Global das Olimpíadas Especiais (Special Olympics), Maria Teresa Leitão, educadora do Peama, Jundiaí tem grandes chances de conseguir se classificar. “Nossos atletas têm tradição. Recebemos medalha de ouro na China (2007) e na Grécia (2011), e prata em Los Angeles (2015). Dos 18 que irão para a competição, em Suzano, a expectativa é de que ao menos 50% consigam se classificar. Estamos levando atletas de bocha, tênis e natação”, detalha.

Teresa lembra que as disputas acontecem conforme as habilidades dos atletas. Somente os que vencem as disputas entram para o sorteio das vagas disponíveis. “A disputa é grande pois temos muitos estados com atletas. Por isso, esses últimos dias em casa são para aperfeiçoar as táticas e mais intensos para os atletas. Aqueles que conseguirem as vagas farão parte do grupo de 7 mil atletas de 200 países que disputarão as 22 modalidades olímpicas do evento”, comenta. Jundiaí sediou a etapa estadual para a seleção dos competidores, em novembro de 2017.

O diretor do Departamento de Esportes Adaptados, César Munir, explica que a filosofia da Special Olympics é a mesma aplicada pelo Peama. “É importante haver a troca de conhecimentos, sempre agregando com os demais participantes. A participação nestes eventos é essencial para o desenvolvimento. A administração apoia esse intercâmbio”, explica.

Leia também

06-06-2013-07-38-54-debora.klempous.nd

Detran.SP flagra irregularidades em autoescola de Várzea Paulista

Equipe de fiscalização constatou fraudes em aplicação de aula prática de direção para moto O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com