Home / Destaque / Avenida Bertioga em Várzea Paulista ganha calçamento e trabalhos ambientais
Bertioga calçamento

Avenida Bertioga em Várzea Paulista ganha calçamento e trabalhos ambientais

Espaço perto da Rua Atroaris recebe palmeiras; concretagem de passeios na parte adjacente à Avenida Fernão Dias Paes Leme tem início

A Prefeitura de Várzea Paulista vem realizando desde a semana passada alguns trabalhos estruturais e ambientais na Avenida Bertioga. Um plantio de palmeiras e o calçamento no encontro entre a via e a Avenida Fernão Dias Paes Leme já foram realizados e outras ações estão previstas. A ideia é garantir as melhorias na mobilidade urbana e conferir um novo aspecto no entorno do Córrego Bertioga, inclusive com uma área de convivência.

De acordo com o gestor municipal de Meio Ambiente, João de Lima, um empreendimento imobiliário ficou responsável, após um entendimento com a Prefeitura, pelos custos da transferência de palmeiras. Na área onde estão plantadas, após um trabalho organizado pela pasta, desde a semana passada, já garantem sombra. “Eles iriam remover 39 palmeiras no terreno onde será construída uma torre de apartamentos. Após nosso diálogo com eles, mantiveram 13 no local e trouxeram as 26 para cá, além de custear os equipamentos. A Infraestrutura Urbana nos apoiou com a troca do solo. Nos próximos três meses, vamos cultivá-las e fazer o escoamento para a sua estabilização. As pessoas já caminham por aqui e começam a ganhar um novo espaço”, explica. O local também está recebendo cascalho, em uma espécie de pista de caminhada.

Bertioga calçamento2

No encontro entre as Avenidas Bertioga e Fernão Dias Paes Leme foi feito um calçamento e a concretagem de uma área entre as calçadas. Foram lançados 8 m³ de concreto nesta segunda-feira (23), após a preparação do espaço, feita desde a quinta-feira (19), ininterruptamente. O local também teve uma mureta iniciada, que deve ser concluída nesta semana, para proteger quem transita pela Avenida principal da cidade. “Estamos fazendo a limpeza e a conservação de toda a extensão do Córrego. Também iniciamos na semana passada o plantio de grama, como se pode ver na área próxima à Avenida Fernão Dias Paes Leme, instalamos equipamentos de alongamento no espaço próximo às Rua Atroaris e fizemos alguns serviços de drenagem. Vamos prosseguir com a concretagem entre as duas Avenidas (cerca de 8m³ de concreto), o calçamento no trecho que está recebendo a troca de pavimento, e o plantio de grama”, relata o gestor municipal de Infraestrutura Urbana, Renato Germano.

Espaços Árvore

Segundo Lima, nos locais com calçamentos a serem realizados, a Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana já deixou reservados alguns caixotes que vão receber uma árvore e floreiras ao redor dela. “Nossa ideia é melhorar o aspecto da Avenida e não passar a impressão de que só existe concreto”, explica.

Próximas fases

As ações consistem em um acabamento de todos os espaços onde já foram feitos trabalhos previstos no grande pacote de trabalhos de macrodrenagem de águas pluviais, no Córrego Bertioga. Os serviços estão sendo feitos enquanto a obra está sendo reprogramada e aguarda a nova licitação, para a contratação da empresa que executará as intervenções, fruto de um convênio com o Governo Federal. O mesmo trabalho final está previsto para o restante da Avenida Bertioga.

Leia também

Queimadasjulho2018

Divisão Florestal de Jundiaí alerta para o risco de queimadas no período de estiagem

Com a falta de chuvas e consequentemente uma estação cada vez mais seca, o fogo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com