Home / Brasil / Cemitérios estão prontos para a visitação do Dia de Finados
Cemitério revitalizado (1)

Cemitérios estão prontos para a visitação do Dia de Finados

Em todas as cidades da região haverá programação especial de missas para celebrar a data

Em Jundiaí, cerca de 20 mil pessoas devem passar pelos cemitérios Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro. Por conta do trânsito mais intenso nos arredores dos cemitérios em datas de visitação, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) promoverá modificações no trânsito das ruas próximas aos cemitérios na  quinta (1º) e sexta (2). Na área central, a Avenida Henrique Andrés estará interditada nos dois sentidos entre as Ruas Anchieta e Prof. Luiz Rosa, na entrada principal do Cemitério do Desterro, e o trecho entre a Rua Prof. Luiz Rosa, sendo que a Rua Campos Salles terá mudança de mão de direção (exclusiva para quem desce no sentido da Rua Campos Salles). Ainda no entorno do Desterro, serão ampliadas as vagas de estacionamento em 45 graus da Av. Henrique Andrés, sendo permitido utilizar os dois lados da via.

Quanto ao Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, durante toda a quinta-feira serão disponibilizados agentes de trânsito nas proximidades da faixa de pedestres, em frente ao portão de acesso principal da necrópole. O objetivo é facilitar a travessia de pedestres, especialmente, idosos. No feriado de Finados, a Avenida Dr. Nelson Vilaça permanecerá durante todo o dia interditada nos dois sentidos, entre as Ruas Embu e Leme.

 

Horários de missas

No Cemitério Nossa Senhora do Desterro, as missas da capela serão celebradas apenas no dia 2 de novembro, nos seguintes horários: 7 horas (Paróquia Beato Frederico Ozanan), 8h30 (Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus), 10 horas (Paróquia Nova Jerusalém) e 16 horas (Paróquia Santo Antônio). Já no espaço ecumênico do Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, será celebrada uma missa no dia 1º, às 16 horas e no dia 2 de novembro, às 7 horas, às 10 e às 16 horas. O Grupo Consolador da Igreja Universal do Reino de Deus também fará uma cerimônia no Espaço, ao meio-dia, no dia 2. O horário de funcionamento dos dois cemitérios municipais será normal: das 7 às 18 horas.

 

Várzea Paulista

De cara nova desde o ano passado, o Cemitério Nossa Senhora da Piedade em Várzea Paulista  esta pronto para receber os visitantes neste Dia de Finados. Para isso recebeu pintura dos muros, limpeza geral, roçagem, numeração de jazigos, entre outras ações realizadas pelos agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana. O Cemitério estará aberto à visitação, no feriado, das 7 às 18 horas.

 

Programação

Na sexta-feira, como acontece todos os anos, serão realizadas missas campais em três horários: 8h00: padre Rodrigo de Oliveira, da Paróquia Santo Antônio de Pádua (Ivoturucaia – Jundiaí);  10 horas padre Anderson Ricardo da Silva, da Santa Terezinha (Comunidade da Paróquia Cristo Redentor); 15 horas – padre Alexandre Rogério Theodoro, da Paróquia São Francisco de Assis (Jardim Paulista – Várzea Paulista).

O Cemitério está localizado na Avenida Doutor Walter Gossner, 5600 – Jardim São Paulo.

Jarinu

A Prefeitura de Jarinu começou há quinze dias o serviço de conservação dos cemitérios da cidade, para receber os visitantes no dia 2 de novembro. O Cemitério Municipal de Jarinu conta com aproximadamente 1250 sepulturas e 196 gavetas, sendo que 112 novas gavetas foram construídas neste último. A Prefeitura acredita que cerca de 2 mil pessoas visitarão o cemitério entre os dias 02 e 04 de Novembro.

Segundo a secretaria de Serviços Públicos, os dois cemitérios terão, para esta data, atenção especial. “A manutenção nos cemitérios é feita periodicamente, todos os dias temos funcionários trabalhando e fazendo a manutenção local, porém, para esta data, a atenção é redobrada”, disse Gilberto Bego, secretário Municipal de Serviços Públicos.

Missas

No Cemitério Municipal e no Cemitério do Santíssimo haverá missa às 8 horas na sexta-feira, presidida pelo Pároco José Antonio e Pároco Eli Antonio Dentello, respectivamente. Na matriz, a missa será às 19h30.

 

 

Leia também

diabetes-mellitus

‘Diabetes diz respeito a toda família’, destaca campanha no Dia Mundial da Diabetes

Campanha do Dia Mundial do Diabetes tem como foco o envolvimento familiar Quando uma pessoa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com