Home / Destaque / Várzea Paulista reabre o Caps adulto nesta quarta-feira, dia 5

Várzea Paulista reabre o Caps adulto nesta quarta-feira, dia 5

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto de Várzea Paulista será entregue à população com diversas melhorias. As obras de ampliação já concluídas deixam o ambiente mais confortável e acolhedor para os pacientes, com novas salas e um aspecto bem mais agradável. O prédio dará melhores condições para a realização de atividades e possibilitará a retirada de medicamentos de saúde mental em um espaço exclusivo.

A gestora municipal de Saúde, Mônica Carvalho, detalha os ganhos que as benfeitorias trazem para o atendimento. “Além do maior conforto proporcionado, a ampliação vai possibilitar, assim que passar o período de adaptação necessário aos pacientes, que eles possam fazer a retirada de seus medicamentos de saúde mental, em um espaço próprio para isso — uma das salas novas —, sem mais precisar encarar ir na Farmácia de Alto Custo, onde fazem a retirada de seus remédios, no Poupatempo da Saúde”, explica.

Para dar uma ideia de quão menor será a espera necessária para retirar os medicamentos: atualmente, aproximadamente 280 a 300 pessoas pegam seus remédios na Farmácia de Alto Custo, por dia; na Farmácia de Saúde Mental, dentro do Caps Adulto, o número cairá para 100 pessoas por dia, pois só haverá medicamentos para esse tipo de tratamento. Os pacientes serão avisados oportunamente da mudança e da data a partir da qual deverão retirar os medicamentos no novo local.

A ampliação também vai permitir a realização de atividades no anfiteatro com maior tranquilidade. “No espaço coberto, no fundo da construção, os pacientes poderão fazer apresentações das quais gostam e outras atividades, inclusive em dias de chuva, algo que não era possível anteriormente por não existir a cobertura instalada no local”, complementa Mônica.

O equipamento público passa a ter dois novos banheiros, um dos quais para portadores de necessidades especiais; uma sala a mais para oficinas; nova sala para funcionamento da farmácia; cobertura total do anfiteatro (mais de 170 m²) e grama em todo o jardim de entrada.

A obra é representa um investimento de R$ 258.453,89, dos quais R$ 250 mil foram custeados pelo Ministério da Saúde, graças a um convênio firmado pela Prefeitura com a pasta. A administração municipal gerenciou todos os trabalhos realizados.

 

Trabalho amplo

As obras melhoram as condições para o trabalho já feito pelo Caps Adulto. Atualmente são 350 atendimentos de referência, relativos a pacientes que participam diariamente das atividades realizadas pelos profissionais do órgão; cerca de 60 atendimentos por dia (1.200, por mês) — pacientes que vão a uma consulta ou tomam uma medicação, mas não ficam o tempo todo no equipamento.

O espaço conta com dois terapeutas ocupacionais, dois psicólogos, um enfermeiro, um farmacêutico, dois médicos psiquiatras, três técnicos de enfermagem, uma auxiliar de limpeza e uma gerente.

Serviço

A apresentação do Caps Adulto já ampliado, na quarta-feira (5), às 15 horas, será aberta ao público e contará com a presença de autoridades. O endereço é Praça Anísio Ribeiro de Lima, 51 — Jardim Primavera.

 

Leia também

bandeirantes_anhanguera

CCR AutoBAn espera 820 mil veículos no Feriado de Corpus Christi

Segundo a CCR AutoBAn e ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com