fiscalização; estratégia de conservação e recuperação; educação e integração são os temas a serem trabalhados
O primeiro encontro do Comitê Intermunicipal da Serra do Japi organizado pela Diretoria de Meio Ambiente, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), da Prefeitura de Jundiaí, realizado na manhã de hoje, no Paço Municipal, resultou na definição dos eixos principais de ações que nortearão as câmaras temáticas do grupo. O próximo passo será a visita técnica às cidades de Cajamar e Bom Jesus de Pirapora, para a sensibilização sobre o tema.
De acordo com a diretora de Meio Ambiente da UGPUMA, Renata Freire, o encontro foi produtivo. “Agentes de vários setores envolvidos com a preservação da Serra do Japi estiveram presentes. Com a definição dos quatro eixos principais a serem trabalhados – fiscalização; estratégia de conservação e recuperação; educação e integração -, as câmaras temáticas são delineadas para o trabalho”, comenta.
Renata explica que nos próximos 15 dias serão realizadas visitas técnicas às cidades de Cajamar e Bom Jesus de Pirapora – além de Jundiaí e Cabreúva -, que também contam com área da Serra do Japi para divulgar as ações definidas hoje, e debater as necessidades individuais de cada município.
O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), da Prefeitura de Jundiaí, Luís Eduardo Bailoni Muños, ressaltou a importância da participação de cada um para a preservação da reserva ecológica. “A intenção de estarmos juntos para colocar em prática as ações que serão definidas a partir desse primeiro encontro, traçando metas a partir do que cada um de nós pode fazer. O envolvimento de toda comunidade é fundamental para o legado a ser deixado para as futuras gerações.”
Ola! Obrigado por compartilhar! Eu realmente aprendi muito.