Dia D da vacinação contra sarampo e paralisia infantil será neste sábado (4) – Jornal A Verdade
Home / Destaque / Dia D da vacinação contra sarampo e paralisia infantil será neste sábado (4)
vacinacao-febre-amarela-46-1

Dia D da vacinação contra sarampo e paralisia infantil será neste sábado (4)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo antecipou o início da campanha de vacinação contra paralisia infantil (poliomielite) e sarampo com um ‘Dia D’ extra neste sábado, 4 de agosto. O público alvo desta campanha são crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos. Não poderão ser vacinadas crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento para leucemia e pacientes oncológicos. A dose vale para as crianças que já tomaram a vacina, já que pode ser aplicada uma dose de reforço. A imunização ocorre entre os dias 6 e 31 de agosto, com um ‘Dia D’ em 18 de agosto, que também será realizado no Estado de São Paulo.

Sobre pólio e sarampo

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, atingindo geralmente membros inferiores. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (como saliva, tosse, espirro, mais frequentemente), ou objetos, alimentos e água contaminados com resíduos de doentes.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa.

Região

Em Várzea Paulista Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município realizarão a vacinação. É importante levar a carteirinha de vacinação. Já em Jarinu Campanha tem início neste sábado (4) na Praça da Matriz das 8 às 11:30h e das 13 às 17 horas. Os postos de saúde do Maracanã, Nova Trieste, Campo Largo, Primavera e Ambulatório Central funcionarão das 8 até ás 17 horas. Será realizada apenas a imunização contra poliomielite e contra sarampo/caxumba/rubéola.

No município de Jundiaí, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão para o atendimento exclusivo para as doses. Em Campo Limpo Paulista as doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (exceto Jardim Europa e Vila Marieta) até o dia 31 de agosto, sempre das 7h30 às 12h e das 13h às 15h30.

No município de Jundiaí, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão para o atendimento exclusivo para as doses. No dia 4 de agosto as UBSs Morada das Vinhas, Tamoio, Novo Horizonte e Vila Rami funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a oferta das doses para as crianças. A campanha, no entanto, terá continuidade até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das UBSs.  No ‘Dia D’, organizado para o dia 18, todas as unidades (exceto os Postos de Saúde da Família da Vila Ana e Vila Esperança), funcionarão das 8 às 17 horas. A Campanha também atualizará as doses vacinais contra Poliomielite para essa população.

Leia também

gestantes

Hospital Universitário (HU) de Jundiaí realiza “Encontro de Gestantes” no próximo dia 20

Na próxima segunda-feira, dia 20, ocorre mais uma edição do “Encontro de Gestantes”, realizado quinzenalmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com