Home / Brasil / Horário de verão começa neste domingo, dia 4 de novembro
horario-de-verao

Horário de verão começa neste domingo, dia 4 de novembro

Relógios devem ser adiantados em uma hora da meia noite do sábado (3) para domingo (4)

Iniciado no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva apenas há 28 anos, o horário de verão chega a sua 44ª edição e pela primeira vez vai começar em novembro. A meia noite do sábado (3), para domingo (4), os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. A Mudança foi motivada pela necessidade de reduzir a diferença no horário de apuração dos votos das eleições entre todas as regiões do país.  Este ano, o horário terá duração de 105 dias, com o término à zero hora do dia 17 de fevereiro de 2019.

Ao melhorar o aproveitamento da luz natural pela população, a iniciativa tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia e diminuir a demanda no horário de pico, das 18 às 21 horas. O Ministério de Minas e Energia chegou a discutir o fim do horário de verão. O argumento é que o consumo não é mais tão influenciado pela luminosidade, mas pelo calor, com o aumento do consumo nos momentos mais quentes do dia.

Segundo balanço do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, entre 2013 e 2016, o valor da economia com o horário de verão caiu de 405 milhões para 147 milhões de reais, uma redução de 63% na economia de energia elétrica.

Já na região de Jundiaí, onde opera a Companhia Piratininga de Força e luz (CPFL Pitatininga) a estimativa é que o horário de verão 2018/2019, traga economia de 7,7 mil MWh no consumo de energia elétrica em sua área de concessão. Esse volume, que representa uma redução de 0,18% do consumo total dos seus 27 municípios, seria suficiente para abastecer 3,1 mil famílias por um ano com um consumo mensal de 200 kWh.

 

Leia também

diabetes-mellitus

‘Diabetes diz respeito a toda família’, destaca campanha no Dia Mundial da Diabetes

Campanha do Dia Mundial do Diabetes tem como foco o envolvimento familiar Quando uma pessoa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com