Home / Brasil / Horário de verão começa neste domingo, dia 4 de novembro
horario-de-verao

Horário de verão começa neste domingo, dia 4 de novembro

Relógios devem ser adiantados em uma hora da meia noite do sábado (3) para domingo (4)

Iniciado no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva apenas há 28 anos, o horário de verão chega a sua 44ª edição e pela primeira vez vai começar em novembro. A meia noite do sábado (3), para domingo (4), os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. A Mudança foi motivada pela necessidade de reduzir a diferença no horário de apuração dos votos das eleições entre todas as regiões do país.  Este ano, o horário terá duração de 105 dias, com o término à zero hora do dia 17 de fevereiro de 2019.

Ao melhorar o aproveitamento da luz natural pela população, a iniciativa tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia e diminuir a demanda no horário de pico, das 18 às 21 horas. O Ministério de Minas e Energia chegou a discutir o fim do horário de verão. O argumento é que o consumo não é mais tão influenciado pela luminosidade, mas pelo calor, com o aumento do consumo nos momentos mais quentes do dia.

Segundo balanço do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico, entre 2013 e 2016, o valor da economia com o horário de verão caiu de 405 milhões para 147 milhões de reais, uma redução de 63% na economia de energia elétrica.

Já na região de Jundiaí, onde opera a Companhia Piratininga de Força e luz (CPFL Pitatininga) a estimativa é que o horário de verão 2018/2019, traga economia de 7,7 mil MWh no consumo de energia elétrica em sua área de concessão. Esse volume, que representa uma redução de 0,18% do consumo total dos seus 27 municípios, seria suficiente para abastecer 3,1 mil famílias por um ano com um consumo mensal de 200 kWh.

 

Leia também

568d6a9abbc8f

CBF divulga tabela da 2ª fase da Copa do Brasil; Corinthians joga nesta quarta (20)

Com a definição dos quatro últimos classificados à segunda fase da Copa do Brasil na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com