Home / Destaque / Retrospectiva 2018: Inclusão, a grande batalha: Síndrome de Down, Já vencemos os preconceitos?
images_images2_PLUGUESE_dia_a_dia_sindrome-de-down-1-696x344

Retrospectiva 2018: Inclusão, a grande batalha: Síndrome de Down, Já vencemos os preconceitos?

No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, que causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. Por este motivo, dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido para marcar a data porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).

Segundo o Projeto Down, hoje, no mundo, a cada minuto, nascem 18 bebês com problemas de formação, o que significa 9,8 milhões de bebês por ano. A Síndrome de Down, na área das síndromes genéticas, é a de maior incidência: 91%. No Brasil, estima-se que, entre crianças, adolescentes e adultos, já tenhamos uma população de portadores da Síndrome de Down que esteja perto de 300 mil pessoas. A maioria, claro, é carente, pobre, sem orientação, sem informação, sem condições de frequentar clínicas de estimulação precoce (são raras no Brasil) ou escolinhas especializadas (mais raras ainda).

Na avaliação do diretor técnico da Apae de Várzea Paulista, Luís Antônio Lopes Garcia, apesar de toda evolução social, com maior tolerância e aceitação aos portadores da Síndrome de Down, o preconceito ainda existe.

Leia também

academus

JV 15 anos: ‘Academus’ foi o destaque da Coluna Ecologia da 10ª edição do dia 3 de junho de 2004

É um local de 10 alqueires em Jarinu que  preserva sua  vegetação original quase intocada. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com