Home / Destaque / Jundiaí deve implantar o idioma italiano na rede pública
Luiz Fernando e consul

Jundiaí deve implantar o idioma italiano na rede pública

Prefeito recebeu o embaixador e o Consul da Itália para discutir parcerias comerciais

Da assessoria de imprensa

A grande quantidade de descendentes de italiano na cidade e na região e influência de sua cultura são fatores que favorecem a implantação do idioma para crianças das escolas municipais. Com base nestes conceitos, foi assinado nesta segunda-feira (4), na abertura oficial da 2ª Semana de Atualização Pedagógica (SAP), no Teatro Polytheama  um convênio entre a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), e o Consulado Geral da Itália em São Paulo, com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini e o cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, para capacitação dos professores do sistema municipal de ensino no idioma italiano. “A meta é oferecer o ensino da língua aos nossos alunos, dando a eles um importante diferencial no futuro, que é cada vez mais desafiador. Manter o desenvolvimento de Jundiaí por meio da educação é um dos pilares do programa Escola Inovadora”, ressaltou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A visita do embaixador a Jundiaí teve vários temas. No fim da tarde, o prefeito se reuniu em seu gabinete com Antonio Bernardini, Filippo La Rosa e de representantes de instituições de fomento ao comércio entre os dois países. Esta foi a primeira vez que um embaixador do país europeu esteve em uma cidade do interior do Estado. A pauta da reunião teve como ponto principal as possibilidades de parcerias comerciais entre empresas jundiaienses e italianas.

O chefe do Executivo municipal destacou a importância do encontro não só pela questão cultural, mas também pela possibilidade de exploração comercial. “Estamos atentos ao potencial de investimentos das empresas europeias e a Itália pode ser uma excelente porta de entrada nesse contexto. Temos 14 empresas de matriz italiana em Jundiaí é de nosso interesse fomentar a relação comercial do Município com multinacionais”, afirmou Luiz Fernando.

O embaixador italiano lembrou que, tão importante quanto manter viva a história de um povo é olhar para o futuro e enxergar o que pode ser feito para avançar. “Esse encontro é só o ponto de partida de um objetivo maior. Nossa ideia é promover uma rodada de negócios entre empresários locais e italianos, aqui ou até mesmo na Itália, para identificar interesses e potencialidades. Não ficaremos somente na retórica e vamos, em breve, promover ações mais objetivas”, pontuou Bernardini.

Após a reunião no gabinete, a comitiva italiana e o prefeito se reuniram com representantes de empresas jundiaienses, no auditório do Paço Municipal, onde foram apresentados dados sobre a economia do país europeu aos presentes. “A Itália vive uma crise estrutural e tem crescido pouco, mas as expectativas são muito otimistas. A questão da dívida pública ser alta nunca impediu que o país fosse uma das maiores potências do mundo”, destacou La Rosa. “A produção industrial é muito forte. Somos a segunda maior manufaturadora da Europa, perdendo apenas para a Alemanha”, completou.

Ainda segundo o cônsul, os empresários locais podem olhar com atenção para oportunidades no setor elétrico, uma vez que parcerias nesse ramo entre grupos brasileiros e italianos vêm crescendo nos últimos anos. “Queremos que a cidade de Jundiaí se promova na Itália, mostrando a sua diversidade e potencial”, afirmou La Rosa.

Leia também

Hipertensão-grande

Hoje (26) é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

doença atinge 25% da população brasileira A hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com