Meio ambiente: Várzea deve implantar Centro de Gestão de Resíduos Sólidos Unificados – Jornal A Verdade
Home / Destaque / Meio ambiente: Várzea deve implantar Centro de Gestão de Resíduos Sólidos Unificados
Cegru

Meio ambiente: Várzea deve implantar Centro de Gestão de Resíduos Sólidos Unificados

Gestores discutem projeto que unificará coleta seletiva, triagem de resíduos, Ecoponto e cata-treco

Na semana em que se comemora A Semana do Meio Ambiente, gestores da Prefeitura de Várzea Paulista discutiram o projeto do Cegru (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Unificado), na área em que deverá ser implantado, no Parque Industrial São Luiz. Na visita técnica, estratégias foram discutidas, no terreno onde já se iniciou a construção do Centro de Triagem de Resíduos. “A ideia é termos aqui, dentro de alguns meses, a coleta seletiva, triagem, Ecoponto e acrescentar o cata-treco, grande anseio da população”, explica o gestor municipal de Meio Ambiente, João de Lima.

Além da licitação para o término da construção já iniciada (convênio da Prefeitura com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), serão licitados, assim que o projeto for concluído, os serviços previstos para o local: separação e pesagem de resíduos; vinda do Ecoponto, que recolhe, hoje no Jardim Continente, materiais como gesso, madeira e pneus; cata-treco (recolha de móveis e outros itens de grande volume nas residências); coleta seletiva (inclusive com a destinação dos recicláveis); e terceirização da operação de todos os trabalhos a serem executados no Cegru. “Com esses trabalhos terceirizados, teremos menores custos e o gerenciamento das atividades será facilitado”, afirma Lima.

O espaço, em boa localização, próxima à Rodovia SP-332 e à empresa Ad’oro, permitirá, com um bom galpão, dentro do terreno de aproximadamente 4.500 m², o recebimento, em caçambas próximas ao galpão, dos itens já descartados atualmente no Ecoponto. “Também pretendemos ampliar o serviço de coleta seletiva, como o novo contrato. A ideia é alcançar 100% da cidade”, adianta o gestor. “Assim, centralizaremos a coleta seletiva, cata-treco e o recolhimento de materiais de construção”.

Também participaram da visita o gestor executivo de Obras, Peterson Afonso, e o diretor de Projetos e Inovação, João Paulo Souza.

 

Ecoponto atual

Saiba quais resíduos é possível descartar no local e como fazê-lo no link: bit.do/emnBC.

 

Leia também

fogo_estrada

Queimadas às margens das rodovias aumentam 32%, aponta estudo do Grupo CCR

No período de maior estiagem, entre os meses de abril e setembro, o Grupo CCR …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com