Home / Sem categoria / Metalúrgicos comemoram seu dia neste sábado 21 de abril
Eliseu2

Metalúrgicos comemoram seu dia neste sábado 21 de abril

No dia 21 de abril comemora-se o dia de uma das mais importantes profissões do mundo; o metalúrgico. A metalurgia é o ramo da engenharia que se ocupa da produção de metais e de suas ligas, bem como de sua adequação ao uso, é uma atividade milenar. Desde que o homem, por acidente misturou metais e descobriu seus benefícios, a humanidade não vive sem os frutos dos metalúrgicos.

Na região, o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e Região representa a categoria. E para falar sobre a data, o JV Regional ouviu o presidente d aFederação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (Fedmetalsp), Eliseu Silva Costa, que representa cerca de 800 mil trabalhadores da categoria metalúrgica de todo o Estado de São Paulo.

Eliseu falou da importância da profissão nos dias de hoje e destacou que o setor metalúrgico continua sendo um braço forte na indústria nacional e a exemplo de outras áreas, a metalurgia evoluiu, fazendo com que o profissional do setor se qualifique cada vez mais para poder ingressar neste setor e o os sindicatos têm tido papel importante com a realização de cursos de qualificação ou mesmo parcerias com entidades educacionais para que o trabalhador possa acompanhar esta evolução.

Já em relação ao mercado de trabalho, o presidente da Fedmetalsp afirmou que está havendo uma leve melhora no setor metalúrgico da região. ”Isso se deve ao fato de algumas empresas trabalharem com exportação, pois elas aproveitam a alta do dólar para ganhar o mercado externo. Por essa razão, essas empresas estão contratando e mantendo uma produção. Mas somos realistas, a situação atual está longe de ser o que era nos anos de governo progressista, tempos nos quais além da valorização da indústria nacional, os trabalhadores avançaram nas pautas salariais e sociais”, argumentou Eliseu, ressaltando que

em meio a isso, o Sindicato continua atuando de forma transparente com os trabalhadores, pois há empresas com realidades distintas. “Não podemos esquecer que estamos vivendo o pós reforma trabalhista, momento no qual os direitos básicos dos trabalhadores, conquistados com tanto esforço, estão ameaçados.Também estamos muito atentos à questão da reforma da previdência e às mentiras que divulgam em torno desse assunto. Apoiamos a CPI da Previdência, para que todas as contas sejam apresentadas de forma transparente e que sejam revelados quem são os grandes devedores. O que não vamos admitir é que o trabalhador e aposentado pague o pato por isso”, pontuou.

Por fim, Eliseu destacou que, mais do que uma celebração, o Dia do Metalúrgico, assim como o 1° de Maio, é uma data de reflexão. “Estamos vivendo um momento de extrema turbulência no cenário político e econômico, por essa razão é importante que lutemos pelo bem coletivo. A história da nossa categoria está aí para quem quiser ver, nossos maiores triunfos foram embasados no trabalho, na união e na conscientização. Não podemos permitir que as nossas conquistas sejam esquecidas e muito menos retiradas do punho forte desta nação, que são os trabalhadores. Ficaremos atentos e iremos até as últimas consequências para defender os trabalhadores. A luta continua!”.

 

 

Leia também

Dia das mães

Jornal A Verdade prepara especial do Dia das Mães com promoções e sorteio!

Você comerciante , empresário (a), não perca a oportunidade de alavancar suas vendas com o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com