Home / Destaque / Novembro Azul: UBSs de Jundiaí realizam ações especiais
novembro-azul_ubs-sao-camilo-2

Novembro Azul: UBSs de Jundiaí realizam ações especiais

Como forma de conscientizar os homens acima dos 40 anos quanto à importância dos exames preventivos de câncer de próstata, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) conta com a mobilização das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Diversas atividades, rodas de conversas e palestras com orientações estão previstas nos mais de quarenta equipamentos ligados à UGPS, em alusão ao Novembro Azul no Município.  Jundiaí contabiliza 81.708 homens acima de 50 anos que fazem uso dos serviços de saúde do município.

Segundo dados do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), no ano de 2016, 137 novos pacientes com tumor de próstata tiveram o tratamento realizado na instituição. No ano passado o número foi de 166, e neste ano, até o dia 31 de outubro, 141 realizaram ou iniciaram o tratamento. A incidência é maior em pacientes a partir dos 65 anos.

De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, os homens são menos ativos nas UBSs. “A procura pelo cuidado em saúde entre as mulheres é maior que entre os homens. Por isso, cada UBS desenvolve a sua atividade específica para atrair a população, a partir das características. Falar sobre promoção em saúde é o preceito das UBSs, que ofertam atividades variadas para desenvolver a saúde e a prevenção das doenças”, comenta.

Na UBS Guanabara, no dia 12 de novembro, às 14h, será realizada uma roda de conversa (“Papo de Homem”) para tratar dos cuidados em saúde masculino, solicitação de exames de PSA e Glicemia. Haverá a participação de alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o bate-papo.

Na UBS Esplanada será realizada no dia 23, das 13h às 17h, atividade no território com bate papo e conscientização nos locais reconhecidos como de encontros dos homens. A equipe da UBS tem encontro agendado com a equipe de Futebol do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Nilo Macedo.

Já a UBS Central terá atividades nos dias 12 e 26 de novembro, às 10 horas, em grupo, com a discussão dos temas: “Trabalho e envelhecimento (aspectos emocionais em geral)”, “Saúde do homem e “Disfunção sexual”. Ao final do ciclo serão apresentados aspectos clínicos e feitas solicitações de exames, se necessário.  “O cuidado do homem vai pra além da próstata. É preciso a conscientização para a busca dos hábitos saudáveis, controle do peso e prática de atividades físicas. Todas as ações são ofertadas nas UBSs de Jundiaí, basta procurar a unidade de referência e buscar pela atividades de promoção em saúde mais indicada”, comenta.

Também estão previstas ações de avaliação da saúde bucal, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e incentivo ao autoexame de mama para homens. Durante a ação, serão fornecidos guias de solicitação para a realização do PSA e de exames de DSTs, com agendamento para a mesma semana.

Os interessados em saber das programações especiais do Novembro Azul devem entrar em contato com as UBSs e demais equipamentos ligados à UGPS mais próximos de cada residência.

Mais Novembro Azul
Como forma de conscientização, a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) também realiza ações temáticas pelo Agita Jundiaí com Zumba. Além de ações nos complexos esportivos e centros comunitários, será realizado no domingo (25), às 10h, um, Circuito Eco Ambiental na praça Pôr do Sol do Parque da Cidade.

Leia também

diabetes-mellitus

‘Diabetes diz respeito a toda família’, destaca campanha no Dia Mundial da Diabetes

Campanha do Dia Mundial do Diabetes tem como foco o envolvimento familiar Quando uma pessoa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com