Home / Cultura / Parceria da Unidade Gestora de Educação e a Sabesp traz benefícios para alunos de toda a rede
Palestra na escola Prefeito João Aprillanti (3)

Parceria da Unidade Gestora de Educação e a Sabesp traz benefícios para alunos de toda a rede

O objetivo do projeto é ensinar as futuras gerações a ter consciência na hora de usar a água

O uso consciente da água foi o tema da palestra que os alunos da CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) Prefeito João Aprillanti receberam na última quinta-feira (19). Essa ação é resultado da parceria entra a Unidade Gestora de Educação e a Sabesp, e vai percorrer todas as escolas municipais da cidade.

De acordo com os organizadores levar esse conteúdo até as escolas e ensinar as crianças é a melhor forma de conscientização. Os alunos que participaram da palestra vão continuar a trabalhar esse assunto em sala de aula, com trabalhos e atividades pedagógicas.

Na escola

Durante a conversa com as crianças, Alexandre Ângela, gerente administrativo da Sabesp destacou a importância da palavra economia, “Nós temos de saber que como só temos o Rio Jundiaí abastecendo a nossa região, o uso responsável é fundamental para garantir o abastecimento a todos”.

As crianças foram introduzidas a vários temas importantes, como o uso indevido da água, o descarte de lixo em locais inapropriados, como funciona a captação da água e o descarte e tratamento do esgoto.  Para Alexandre passar esse conhecimento para os alunos é uma boa forma de atingir a população, “As crianças absorvem todas as informações que são passadas e replicam em suas casas. Elas ensinam o que aprenderam aos seus pais, irmãos e amigos”. O gerente também falou da importância deste trabalho, “A mente das crianças é um terreno fértil que se bem plantado da muitos frutos”.

Quem participou já quer por em prática o que aprendeu, como as alunas Isabella Barreto (9) e Amanda Flausino (9). “Eu gostei muito da atividade, agora eu sei que temos que cuidar da nossa água e não desperdiçar” falou Isabella. Amanda também contou o que aprendeu, “Eu vou contar para toda a minha família, e quero ajudar a não faltar água pra ninguém”.

Para a professora Salete Caetano, a palestra veio para salientar ainda mais o trabalho que já estava sendo feito, “Nós já estávamos falando sobre isso em sala de aula e agora temos ainda mais conteúdo para explorar”. Ela também falou sobre a característica lúdica da ação, “Mostrar fotos e slides ilustrados é uma ótima forma de cativar os alunos, o palestrante também era muito divertido e incentivava a participação de todos”.

Alguns números impressionantes

Poucas pessoas tem ideia de quantos litros d’água consome por dia. A média de gasto do brasileiro é de 187 litros por dia, 137 litros a mais da média ideal, que é de 50 litros por dia. Por isso, aqui vão alguns números sobre em quais lugares mais gastamos essa água:

É no banheiro que mais gastamos água. Num banho de 15 minutos com o chuveiro aberto o tempo todo, o gasto chega a 135 litros. São 9 litros por minuto. Fechar o registro pode reduzir para 45 esse numero.

Escovar os dentes pode em cinco minutos consome 12 litros, o gasto é de 2,4 litros por minuto. Fechar a torneira reduz para quatro esse numero.

A descarga usa 14 litros em seis segundos. Uma dica é trocar as descargas por outras mais modernas que gastam apenas seis litros por vez. Esse é um gasto que traz inúmeros benefícios no futuro, fora a economia na conta de água.

Na cozinha, lavar louça por 15 minutos gasta 117 litros de água. Uma maneira simples de diminuir esse gasto é ensaboar toda a louça e só então enxagua-la. Para lavar um copo você utiliza duas vezes o volume de água que ele comporta.

 

 

Dicas úteis

Usar a água de forma consciente é simples e não dá nenhum trabalho. Mudar pequenos atos já faz toda a diferença. Todos nós sabemos o que temos que fazer, basta relembrarmos. Economizar garante não só uma contar menor, mas um futuro melhor.

Leia também

capacitacao

Vigilância Sanitária de Jundiaí realiza capacitação de ambulantes para comércio de alimentos

Orientar sobre as boas práticas para quem vai começar a trabalhar no ramo ambulante de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com