Home / Destaque / Pets Idosos x Anestesia: idade não é mais impedimento para a realização de procedimento anestésico ou cirúrgico
Lucas-Navajas-1076-X-1076

Pets Idosos x Anestesia: idade não é mais impedimento para a realização de procedimento anestésico ou cirúrgico

Se o seu cão ou gato já é idoso, ele não deve passar por uma anestesia, certo? Errado! Esta é a posição profissional do médico veterinário Dr. Lucas C. Navajas, especializado em Cardiologia, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária e sócio-proprietário da Climev Especialidades Veterinárias, em Jundiaí(foto).

Segundo ele, hoje em dia, graças aos avanços da veterinária, idade não é mais impedimento para a realização de algum procedimento anestésico ou cirúrgico. “É claro que um pet com idade avançada está mais sujeito a ter uma série de doenças que podem aumentar o risco inerente a qualquer anestesia ou cirurgia, e por isso mesmo devemos tomar mais cuidados ao abordar um paciente nessa faixa etária”, observa, orientando que, em primeiro lugar, devemos avaliar se o procedimento é realmente necessário e se trará benefícios para a saúde de seu amigo. “Feito isso, existem vários exames a serem realizados que podem determinar se seu cão ou gato apresenta alguma doença desconhecida que poderia influenciar no correto protocolo anestésico a ser utilizado”.

O veterinário destaca ainda que uma avaliação cardíaca, através de exames específicos realizados pelo médico veterinário cardiologista, pode definir se há algum problema no coração de seu amigo capaz de trazer problemas durante a cirurgia. “Ele estando liberado, podemos recorrer a um veterinário anestesista, que trará mais segurança a seu amigo durante o período em que ele estará anestesiado, proporcionando uma recuperação tranquila. Se você realmente acredita que seu pet faz parte da família, nada mais justo que oferecer a ele os mesmos serviços de saúde que oferecemos a nossos filhos”, argumenta.

Leia também

vacinacao-cao

Vacinação em cães e gatos começa neste sábado (19) em Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância em Zoonoses, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com