Home / Destaque / Postos de saúde disponibilizam dose plena da vacina contra febre amarela na região

Postos de saúde disponibilizam dose plena da vacina contra febre amarela na região

A nova campanha desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal estadual, que atualmente é de 71,6%. A vacinação teve início na segunda-feira (10) e segue até o dia 12 de julho. A  vacina aplicada é dose plena, tendo validade para a vida toda.

A vacina é contraindicada para gestantes devido ao possível risco de infecção do feto pelo vírus vacinal, exceto em situações de alto risco de exposição.

A vacinação em gestantes deve ser analisada caso a caso, podendo ser considerada, por exemplo, para aquelas que moram em um sítio onde foi encontrado macaco morto com febre amarela.

As mães que estejam amamentando crianças com até seis meses de idade não devem se vacinar pelo risco de transmissão do vírus vacinal. Caso seja imprescindível, a amamentação deverá ser suspensa por no mínimo 15 dias após a vacinação.

A mãe deverá ser orientada sobre os procedimentos para extração e armazenamento do leite materno antes da vacinação para propiciar o aleitamento neste período. Crianças menores de nove meses não devem ser imunizadas.

Pessoas com histórico de uma ou mais das seguintes manifestações anafiláticas após ingestão de ovo não devem se vacinar: urticária, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão e choque nas primeiras duas horas.

Pessoas com câncer e indivíduos que passaram por transplante não devem ser imunizadas. Todos com deficiência no sistema imune também devem consultar um médico antes de se vacinar.

Em Jundiaí (SP) foram aplicadas 417 mil doses de vacina contra febre amarela até dezembro de 2018, ou seja, a cidade superou a marca de 100% da população vacinada.

De acordo com a prefeitura, foram registradas duas pessoas contaminadas com a doença (sendo uma morte). Entre os macacos, foram 76 mortes confirmadas decorrentes da doença.

As doses continuam disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs, conforme calendário divulgado no site da Prefeitura de Jundiaí.

Fonte:G1

Leia também

bandeirantes_anhanguera

CCR AutoBAn espera 820 mil veículos no Feriado de Corpus Christi

Segundo a CCR AutoBAn e ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com