Home / Destaque / Prefeitura de Jarinu investe na Saúde e contrata 38 novos Agentes Comunitários
Jarinu agentes de saúde (3)

Prefeitura de Jarinu investe na Saúde e contrata 38 novos Agentes Comunitários

Convocados passaram por processo seletivo, cursos e integração e atenderão em 4 bairros e setores

A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Jarinu, convocou nessa semana 38 novos Agentes Comunitários da Saúde (ACS), para as quatro UBSs da cidade: Maracanã, Vila Primavera, Nova Trieste e Campo Largo.

Os convocados participaram do Processo Seletivo aberto em março, após serem aprovados na primeira fase fizeram o curso introdutório, com duração de 40 horas, equivalente a duas semanas, divididos em dois períodos. Muitos desistiram, e aqueles que obtiveram êxito foram convocados. “Quando falamos em saúde não podemos pensar apenas na Unidade Básica, mas num todo. Saúde demanda saneamento básico, educação ambiental, água bem tratada, e principalmente a conscientização que começa com os Agentes Comunitários. Eles estarão mais próximo da população trazendo até a Unidade de Saúde as demandas necessárias. São a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde”, disse Eliane Lorencini, prefeita.

Na manhã da segunda-feira, dia 13, a Prefeita, acompanhada do Vice-Prefeito e do Secretário de Saúde, deram as boas vindas aos novos agentes comunitários enfatizando que o bom andamento da saúde também depende deles. “são vocês que estarão em contato com as pessoas, então tudo começa com vocês quando visitam os moradores, eles serão a segunda família de cada um que esta aqui”, enfatizou a Prefeita.

Nesta semana os Agentes receberam mais 18 horas de integração antes de irem para suas Unidades, divididos em 5 vagas para o Campo Largo, 12 vagas para o Maracanã, 16 vagas para Nova Trieste e 5 vagas para Vila Primavera.

 PROGRAMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

É um modelo proposto para o atendimento da atenção básica com o objetivo de prestar assistência à comunidade por meio da prevenção, reabilitação, educação em saúde e promoção social. O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional que atende na própria Unidade, nas residências e outros locais da comunidade.

A Equipe da ESF destaca sempre a diferença entre UBS E PSF, uma vez que a UBS tem como foco a doença que chega à população, atuando na reabilitação da saúde, os profissionais aguardam o usuário procura-lo, enquanto no PSF os profissionais realizam visitas, consultas domiciliares, supervisionam e capacitam os agentes, construindo um vínculo com a comunidade.

O PSF é composto por 1 médico generalista (apto a atender consultas de clínica médica, ginecologia e pediatria), 1 enfermeiro, técnicos e ou auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Cada área/setor tem seu responsável que irá atender apenas os pacientes que residam naquele setor.

 

Leia também

Acidentes motos

Semana Nacional do Trânsito: Motociclistas e pedestres são maiores vítimas de acidentes

‘Nós somos o trânsito’ é tema deste ano que objetiva a conscientização Apesar de todos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com