Prefeitura disponibiliza consulta a postos de vacinação antirrábica em mapa interativo no no APP Jundiaí – Jornal A Verdade
Home / Destaque / Prefeitura disponibiliza consulta a postos de vacinação antirrábica em mapa interativo no no APP Jundiaí
Aplicativo Jundiaí

Prefeitura disponibiliza consulta a postos de vacinação antirrábica em mapa interativo no no APP Jundiaí

Os proprietários de cães e gatos podem contar, neste ano, com uma ferramenta digital para auxiliar na vacinação dos animais de estimação contra a raiva: o mapa interativo. Disponível no Portal da Prefeitura de Jundiaí e no APP Jundiaí, é possível consultar os dias, horários e localidades onde serão aplicadas as doses pela Campanha de Vacinação Antirrábica, tanto nos postos fixos quanto nos itinerantes. Ao todo, a cidade contará com 157 postos entre fixos e itinerantes, entre 13 de agosto a 1 de setembro.

A raiva é uma zoonose causada por vírus presente, principalmente, na saliva de animais infectados. É uma doença fatal, tanto para os animais, quanto para as pessoas. “Qualquer mamífero como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura. A despeito de estar controlada nas populações caninas e felinas, ainda há circulação do vírus em nosso município, principalmente em populações de animais silvestres, como os morcegos”, comenta o veterinário da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Para facilitar a consulta dos postos, a UVZ em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) disponibilizam mapa interativo.

De fácil acesso, o link está disponível na página principal no site da Prefeitura de Jundiaí e pode ser acessado também via celular, inclusive no APP Prefeitura de Jundiaí. Basta ao usuário selecionar o bairro onde gostaria de consultar quando haverá a vacinação, clicar no local e receber a informação na tela, do computador ou celular. “A intenção é facilitar a consulta para a população. Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, os animais idosos e os em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem) devem ser vacinados”, ressalta. No App, o mapa é acessado na plataforma Saúde e Qualidade de Vida, Campanha de Vacinação Antirrábica.

 

Como levar seu animal

O veterinário lembra que todos os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos: os cães em coleiras e guias e os gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas/sacos de estopa.

 

vacinas em casa

Não será realizada vacinação em domicílio na área urbana. Exceção, apenas, aos proprietários que possuírem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizarem cadastro prévio na UVZ, até o dia 1º de setembro, munido por RG ou CPF e comprovante de endereço.

Leia também

gestantes

Hospital Universitário (HU) de Jundiaí realiza “Encontro de Gestantes” no próximo dia 20

Na próxima segunda-feira, dia 20, ocorre mais uma edição do “Encontro de Gestantes”, realizado quinzenalmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com