Home / Destaque / Rainha Diambi Kabatusuila do Congo visita Unifaccamp e fala sobre vários temas
rainha na faccamp (21)

Rainha Diambi Kabatusuila do Congo visita Unifaccamp e fala sobre vários temas

Uma integração cultural. Este foi o objetivo da vinda da Rainha Diambi Kabatusuila, da Ordem do Leopardo, da República Popular do Congo que esta no Brasil. Em sua visita ao país ela visitou a cidade de Campo Limpo Paulista. A soberana está em visita oficial ao Brasil, desde o dia 27 de fevereiro quando chegou à cidade de Salvador.

O Congo faz parte do grupo de países africanos de etnia bantu, que foram os primeiros africanos que pisaram no solo brasileiro na época da colonização, e foram de suma importância para a nossa identidade cultural, pois eles contribuíram na formação do samba, na culinária, na linguagem, nos Candomblés de etnia bantu, nos cultos aos ancestrais, e nas práticas medicinais e ritualísticas que favoreceram o nascimento da Umbanda. Esta é a primeira visita de um monarca Bantu após a escravidão colonial de africanos trazidospara o Brasil.

Ao chegar, ela foi recepcionada por representantes das comunidades indígenas e afrodescendentes da região e de outras cidades que vieram reverenciar a rainha.

Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, a soberana falou sobre a violência que ocorre em todo o mundo e também no Brasil. “Precisamos nos unir para dar um basta a esta violência, pois esta violência não é exclusiva do Brasil, mas em todo o mundo e a mulher negra é uma das maiores vítimas”, falou em seu pronunciamento.

A rainha ministrou palestra sobre a cultura de seu país e do povo bakongo (povo Congo) e também da influência africana na cultural do Brasil e de outros países e enfatizou que cada ser humano é um africano. “Pois, se todos os negros vieram da África, não devia haver diferença entre os povos”, enfatizou.

O mantenedor da Unifaccamp, Nelson Gentil, falou que o evento faz parte da internacionalização da entidade e destacou que outro pais que também participou de eventos foi Angola em cursos de mestrado e pós-graduação. “Este intercâmbio estudantil e cultural é muito importante e no próximo semestre teremos um encontro mundial sobre gerontologia no qual a Unifaccamp deve participar”, destacou.

Já a reitora da Unifaccamp, Patrícia Gentil Simioneto, qualificou a vinda da rainha a entidade, como um marco para a cidade e um dos benefícios para toda a cidade é a oportunidade de conhecer uma cultura diferente e muito rica com a própria rainha. “Eles trazem a historia do país e isso para gente é muito importante, este contato direto com a história e a realidade de um país que tem muito haver conosco”, salientou.

Leia também

apos-final-pato-enfim-podera-enfrentar-o-corinthians-com-a-camisa-do-sao-paulo_5cb5bc7407bed

Rodada do Brasileirão neste final de semana marca reencontro de Pato com o Corinthians

A sexta rodada do campeonato brasileiro nesse final de semana terá mais um Corinthians x …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com