Home / Sem categoria / Sarampo: Campanha imunizará crianças entre 1 ano a 4 anos em Jundiaí
vacinacao-febre-amarela-16

Sarampo: Campanha imunizará crianças entre 1 ano a 4 anos em Jundiaí

Apesar de ser uma dose constante na rotina diária de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs),  da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), entre os dias 4 e 31 de agosto será realizada Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para crianças entre 1 ano a 4 anos de idade. Nesse período, toda criança na faixa etária que for levada à UBS será imunizada, independente de a carteira vacinal estar em dia. Essa estratégia, definida pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo intensificar a vacinação, reduzindo a circulação do vírus entre a população. A vacina também é disponível para adultos até 58 anos, e, para estes, é necessário verificar a carteira de vacinação para indicar ou não a aplicação da dose.

“Jundiaí tem cobertura vacinal da tríplice viral – destinada para Sarampo-Caxumba-Rubéola (SRC) – registrada até maio de 2018, de 88% da população de um ano. No ano de 2017, a cobertura foi de 86,25%. A SRC demanda duas doses para a imunização (12 meses e 15 meses). A vacinação é a melhor forma de prevenção da doença, por isso, todas as crianças na faixa etária de 1 a 4 serão vacinadas. Os adultos devem manter a imunização atualizada. Para saber se existe a necessidade de se vacinar, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a carteira de vacinação para a avaliação. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante o horário de funcionamento”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente.

No dia 4 de agosto as UBSs Morada das Vinhas, Tamoio, Novo Horizonte e Vila Rami funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a oferta das doses para as crianças, conforme determinado pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. Já no ‘Dia D’, organizado para o dia 18, todas as UBSs (exceto os Postos de Saúde da Família da Vila Ana e Vila Esperança), funcionarão das 8h às 17h. A Campanha também atualizará as doses vacinais contra Poliomielite para essa população.

Imunização

A vacina contra o sarampo é feita para pessoas entre 1 a 29 anos a partir da Tríplice Viral, em duas doses, sendo que, para as crianças de 1 ano, as doses são aplicadas aos 12 e aos 15 meses. Nos adultos de 30 a 58 anos é necessário apenas uma dose da vacina Tríplice Viral. No Estado de São Paulo, a imunização é preconizada para adultos nascidos a partir de 1960, o que corresponde a pessoas de até 58 anos. Anterior àquele ano, segundo orientação da Secretaria de Estado, a maioria das pessoas teve contato com a doença, portanto possui imunidade. A vacina utilizada é a Tríplice Viral que protege contra três doenças (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Outras vacinas usadas no passado, como a vacina Dupla Viral (Sarampo e Rubéola) e a vacina contra o Sarampo, também são consideradas válidas para a proteção. Portanto,quem apresenta a caderneta com o registro de uma das doses, não tem indicação. Apenas aqueles que não registram qualquer uma dessas imunizações devem ser vacinados.

Leia também

Dr saulo

Resultados de pesquisa realizada em Jundiaí ganham destaque em Congresso na Suécia

Dois renomados médicos do Hospital Universitário (HU) e professores da Faculdade de Medicina de Jundiaí …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com