Home / Região / Saúde de Louveira faz mutirão de alerta e prevenção contra o câncer bucal a partir do dia 8
cancer102421

Saúde de Louveira faz mutirão de alerta e prevenção contra o câncer bucal a partir do dia 8

 

A partir do dia 8 de agosto, Secretaria de Saúde vai realizar em diversos pontos da cidade, um mutirão de prevenção e detecção contra o câncer de boca. O primeiro local que vai receber o programa será o Paço e vai acontecer das 13h às 15h30. A proposta do programa é percorrer toda a cidade até o final do ano, com atendimentos gratuitos nos locais pré agendados como unidades de saúde, prédios públicos, praças, comércios e empresas. A ação inicialmente vai acontecer uma vez por mês e tem como público-alvo pessoas entre 20 e 70 anos, principalmente etilistas, fumantes e trabalhadores expostos ao sol.

A doença

Feridas indolores na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas e sangramentos sem causa conhecida são possíveis sinais de um câncer de boca. Por isso, ao identificar um ou mais desses sinais, é necessário buscar ajuda de profissionais dentistas ou médicos. Quanto mais cedo procurar ajuda, maiores as chances de cura. O odontólogo examina a boca e, em caso de diagnóstico positivo, encaminha para biópsia.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), sem considerar o câncer de pele não melanoma, o câncer da cavidade oral está entre os cinco mais incidentes estimados para 2016. Entre os homens são 11.140 casos, para 4.350 acometimentos em mulheres. A mortalidade também é maior entre os homens: 4.223 homens e 1.178 mulheres em 2013.

 

Leia também

jundiai1

Idoso sofre descarga elétrica ao tentar pegar pipa em cima de telhado

Um idoso de 60 anos sofreu uma descarga elétrica de 13 mil volts, na tarde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com