Home / Destaque / Trabalho social da Guarda Municipal de Jundiaí fortalece vínculo com a comunidade
GM ação 2

Trabalho social da Guarda Municipal de Jundiaí fortalece vínculo com a comunidade

Realizar práticas socioeducativas com crianças e adolescentes acolhidos em instituições representa um dos mais importantes compromissos da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), para o fortalecimento do vínculo com a sociedade. Atividades diferenciadas são definidas pelas equipes que atuam no programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Educavi-Gepad), formatado para a promoção da cultura de paz, além da Ronda Escolar – Anjos da Guarda, de patrulhamento comunitário, e o Centro Seguro, cujo projeto estará na ativa para fortalecer a segurança da área comercial.

A sede da GMJ se mantém de portas abertas para as instituições e, recentemente, recebeu a visita de um grupo formado por crianças e adolescentes (dos 6 aos 15 anos) que são acolhidos pela Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida, instalada no bairro do Anhangabaú. O coordenador do projeto Centro Seguro, GM Cláudio Da Matta, apresentou a Corporação aos visitantes, que foram recepcionados com uma apresentação de showdog no Canil. Acompanhados da assistente social da Casa, Luciana Souza Catani, e Cristina de Souza Fernandes, líder dos cuidadores, o grupo conheceu também a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo. “São vários os motivos que levam uma criança ou adolescente para instituições que prestam serviços de abrigo. Elaborar propostas eficazes voltadas para o bem-estar presente e futuro dos mesmos é fundamental; a influência do brincar na melhoria da auto-estima daquelas que se encontram sob a guarda de uma unidade de acolhimento provisório. A visita à Base da Guarda Municipal representou um momento de apoio afetivo e acolhedor, em clima de muita alegria e brincadeira”, declarou o GM Da Matta.

O trabalho em rede integrando demais setores da comunidade como uma estratégia de enfrentamento a fenômenos sociais hoje representa um grande desafio para os profissionais vinculados às políticas públicas, do qual a Guarda Municipal de Jundiaí também responde pela garantia dos direitos fundamentais do cidadão, em especial as crianças e os adolescentes.

Leia também

orquideas

Tem início nesta sexta (19) a 13ª orquivárzea que traz muitas atrações

Decoração da Orquivárzea terá natureza como tema; Ambiente busca inspiração na Mata Atlântica para valorizar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com