Home / Destaque / Vacinação contra a raiva para cães e gatos começa dia 13 de agosto em Jundiaí
VACINA CÃO

Vacinação contra a raiva para cães e gatos começa dia 13 de agosto em Jundiaí

UVZ oferta a vacina durante o ano inteiro, gratuitamente, para a população que levar o animal de estimação

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), ligada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), dá início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2018, no próximo dia 13 de agosto. A expectativa da campanha, que se estenderá até o dia 01 de setembro, é vacinar 80% da população canina e felina do município, estimada em 46,6 mil animais. A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei, sendo a melhor forma de proteger os cães e gatos e, consequentemente, os humanos contra a doença.

A raiva é uma zoonose causada por um vírus presente, principalmente, na saliva dos animais infectados. É uma doença fatal, tanto para os animais, quanto para as pessoas. “Qualquer mamífero, como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura. A despeito de estar controlada nas populações caninas e felinas, ainda há circulação do vírus em nosso município, principalmente em populações de animais silvestres, como os morcegos”, comenta o veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, os animais idosos e os em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem).

A vacina será aplicada em 156 postos, sendo 93 fixos, localizados nas áreas urbanizadas do município, com endereço e horários de início e término pré-determinados, e 63 postos itinerantes, distribuídos nas zonas rurais. “Para vacinar o seu animal nos postos itinerantes, o munícipe deve mantê-lo contido e ficar atento à passagem da equipe, que ocorrerá a qualquer momento do dia e horário determinado. Por isso, é importante ficar atento. O alerta também é válido para os postos fixos, em que há a necessidade de levar o animal até um dos endereços, nos horários discriminados”, detalha o veterinário.

Além desses postos, a UVZ funciona como posto permanente de vacinação, atendendo a população o ano inteiro e, consequentemente, durante todo o período da campanha. A UVZ está localizada na Rua dos Bandeirantes, 375 – Vila Municipal, e oferece esse serviço, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para conferir onde estão os postos, basta acessar o link.

Como levar seu animal

O veterinário lembra que todos os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos: os cães em coleiras e guias e os gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas/sacos de estopa. Não será realizada vacinação em domicílio na área urbana. Exceção, apenas, aos proprietários que possuírem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizarem cadastro prévio na UVZ, entre os dias 16 de julho a 1º de setembro, munido por RG ou CPF e comprovante de endereço.

Leia também

orquideas

Tem início nesta sexta (19) a 13ª orquivárzea que traz muitas atrações

Decoração da Orquivárzea terá natureza como tema; Ambiente busca inspiração na Mata Atlântica para valorizar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com