Home / Destaque / Vacinação contra raiva começa neste sábado, dia 11 agosto em Várzea Paulista
VACINA CÃO

Vacinação contra raiva começa neste sábado, dia 11 agosto em Várzea Paulista

Em Jundiaí a campanha começa na próxima segunda-feira (13)

A região da início a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos a partir deste sábado (11). As duas cidades que começam a vacinação são Várzea Paulista e Jundiaí, sendo que em Várzea a imunização começa neste sábado (11). A meta do município é imunizar aproximadamente 12 mil animais. A vacinação será realizada aos sábados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em postos volantes nos bairros, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Devem tomar a vacina cães e gatos a partir dos três meses de idade. Fêmeas prenhas e animais idosos devem ser avaliadas pelo profissional de saúde, já que é necessário medir o risco da vacinação devido o estresse gerado ao animal.

Para facilitar a imunização é importante que os cães sejam contidos com coleiras e guias, e os mais agressivos e maiores, com focinheiras. Já os felinos devem ser levados em caixas para transporte ou enrolado em cobertores, para evitar que fujam ou arranhem. É importante levar a carteira de vacinação do animal e que o transporte seja feito por adultos. A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei, sendo a melhor forma de proteger os cães e gatos e, consequentemente, os humanos contra a doença.

Vacinação em domicílio

Desde o dia 6 de agosto, o setor de Controle de Zoonoses inicia o agendamento para a vacinação em domicílio. Tem direito ao serviço, proprietário ou responsável pelo animal que tenha mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou imóvel com mais de cinco animais. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 4595-8776, para fazer o cadastro prévio.

Ponto fixo de vacinação

Quem não puder levar os animais para serem protegidos contra a raiva nos pontos fixos de vacinação aos sábados, poderão fazer a imunização no setor de Controle de Zoonoses. O serviço será disponibilizado de 13 de agosto até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas – sem agendamento prévio. O setor de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida Vitorio Spinucci, 303 – Jardim Promeca.

Cronograma da vacinação Várzea Paulista

11/08 – Região Oeste: Vila Popular Jardim Bertioga, Jardim Buriti e Vila Marajó;

18/08 – Região Centro Leste/Centro Oeste: Santa Terezinha, Jardim Cruz Alta, Jardim Alessandra e Jardim Promeca;

25/08 – Região Norte: Vila Real, Jardim Paulista, Cidade Nova II, Jardim América III e IV.

Região Rural

01/09 – São Guido, Gauchinha, Ponte Seca e Santa Marta;

08/09 – Mursa;

Repasse geral

20/10 – Repasse geral no município.

 

Jundiaí

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), ligada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), dá início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2018, no próximo dia 13 de agosto. A expectativa da campanha, que se estenderá até 1º  de setembro, é vacinar 80% da população canina e felina do município, estimada em 46,6 mil animais.

A vacina será aplicada em 156 postos, sendo 93 fixos, localizados nas áreas urbanizadas do município, com endereço e horários de início e término pré-determinados, e 63 postos itinerantes, distribuídos nas zonas rurais. Para vacinar o animal nos postos itinerantes, o munícipe deve mantê-lo contido e ficar atento à passagem da equipe, que ocorrerá a qualquer momento do dia e horário determinado. Por isso, é importante ficar atento. O alerta também é válido para os postos fixos, em que há a necessidade de levar o animal até um dos endereços, nos horários discriminados. Além desses postos, a UVZ funciona como posto permanente de vacinação, atendendo a população o ano inteiro e, consequentemente, durante todo o período da campanha. A UVZ está localizada na Rua dos Bandeirantes, 375 – Vila Municipal, e oferece esse serviço, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas. Para conferir onde estão os postos, basta acessar o link (https://jundiai.sp.gov.br/postos-de-vacinacao-antirrabica/).

Não serão fornecidas vacinas para serem aplicadas em casa e também não será realizada vacinação em domicílio na área urbana. Exceção, apenas, aos proprietários que possuírem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizarem cadastro prévio na UVZ, entre os dias 16 de julho a 1 de setembro, munido por RG ou CPF e comprovante de endereço.

 

 

Leia também

diabetes-mellitus

‘Diabetes diz respeito a toda família’, destaca campanha no Dia Mundial da Diabetes

Campanha do Dia Mundial do Diabetes tem como foco o envolvimento familiar Quando uma pessoa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com