Home / Destaque / Vereador Cícero da Saúde se reúne com gestor de Saúde
Reuniao Tiago Texera

Vereador Cícero da Saúde se reúne com gestor de Saúde

Diariamente o vereador Cícero da Saúde (PROS), recebe em seu gabinete inúmeras reclamações e pedidos sobre consultas, exames e cirurgias. Para resolver esta questão, por respeito e para dar resposta aqueles que o procuraram como também para exercer um trabalho para toda a população, o vereador esteve no último dia 12, em reunião com o gestor da Unidade de Saúde de Jundiaí Tiago Texera, e quis saber quais são as ações da Prefeitura para diminuir, ou, até mesmo, zerar as filas na área de exames clínicos laboratoriais, raio-x, ultrassom, etc.

A resposta foi muito positiva. Segundo o gestor Tiago Texera, já a partir do início do segundo semestre haverá uma ampliação de 44% na oferta de exames de sangue e urina na rede, com o objetivo de num curto prazo zerar a fila de espera para realização desses exames em todas as 36 Unidades Básicas de Saúde do município, isso de forma continuada.. Com relação aos exames de Raio-x e Ultrassonografia, será posto em funcionamento um segundo aparelho na UPA do Vetor Oeste, que atenderá tanto a UPA quanto as 8 UBS’s do setor, ampliando a oferta de exames de Raio-X de 5 mil para 7 mil, e de USG de 4 mil para 6 mil, ou seja, 2 mil exames a mais que atualmente.

O vereador Cícero questionou também sobre as consultas com especialistas que faltam na rede pública de saúde, como, neuro, reumato e gastro. O gestor achou muito importante esse questionamento e explicou que no caso do reumato, a formação é baixa e portanto mais difícil,  porém enfim foram contratados 3 reumatos que iniciarão os trabalhos na próxima semana no ambulatório do Hospital São Vicente, então quem está aguardando para consulta com esse especialista em breve será chamado. Informou também que há um concurso aberto para as outras especialidades. O vereador Cícero apurou e verificou que trata-se de concurso público para a contratação de Clínico Geral, Ginecologista e Obstetra, Infectologista, Neuropediatra e Reumatologista. A prova será realizada em julho.

Outra notícia boa é para aqueles que aguardam consulta com oftalmologista, pois após  longa espera, a previsão é de que ainda este mês comece um mutirão de atendimento em parceria com o Instituto Braile. Já com relação a outras especialidades, o gestor informa que estão buscando junto a Secretaria de Estado a ampliação de especialidades no AME, que por ser um ambulatório regional tem uma flexibilidade maior na contratação.

Com essas medidas, a expectativa é que as filas de espera  sejam desafogadas num prazo de 90 dias, que é o tempo para atender toda a demanda reprimida e equalizar as filas de modo que o paciente que seja encaminhado para um exame ou para uma especialidade médica tenha garantido o seu atendimento em tempo adequado.

Desde o início de seu mandato a saúde é grande preocupação para o  vereador. Em 2017 fez através de indicações pedidos para aumento nas cotas de exames e também sugestões de parcerias, sempre com o intuito de zerar as filas de espera, e por este motivo Cícero ficou confiante com as respostas do gestor, “Fico muito feliz em saber que algo esteja sendo feito para melhorar o atendimento e o acesso a saúde em nosso município, e vou acompanhar de perto o processo e principalmente os resultados. Espero realmente melhorias para a população”.

Em consequência de receber em seu gabinete inúmeras reclamações e pedidos sobre consultas, exames e cirurgias, para resolver esta questão, por respeito e para dar resposta aqueles que o procuraram como também para exercer um trabalho para toda a população, foram estes os motivos que levaram o vereador Cícero  da Saúde procurar no último dia 12, se reunir com o gestor da secretaria da saúde Tiago Texera para fiscalizar o andamento das necessidades já apontadas anteriormente. São demandas para consultas de especialidades e exames complexos e até mesmo simples (como exames de sangue e urina) que estão levando meses para sua obtenção.

E foram estas questões que o vereador, exercendo o papel de fiscal do poder executivo levou até o gestor, como por exemplo: “Quais são as políticas que a atual gestão está adotando para diminuir, ou até mesmo zerar as filas na área de exames clínicos laboratoriais, raio-x, ultrassom, ressonância magnética, endoscopia, colonoscopia, etc?”

A resposta foi que para os exames de sangue e urina, a prefeitura está ampliando em 44% a oferta de exames, liberando cota para 36 UBS, o que significa que em praticamente dentro de 90 dias a fila de espera se extinguirá e que a partir daí o atendimento será continuado, ou seja, assim que a pessoa faz a consulta, na sequência faz os exames.

Para os exames de Raio-X e ultrassom, será posto em funcionamento o segundo aparelho na UPA do vetor oeste, que atenderá também oito UBS do setor, o que possibilita desafogar a demanda para estes itens, pois serão dois mil exames a mais liberados para a população. “Hoje a cota é de quatro mil exames de ultrassom e cinco mil exames de raio-x e passarão a ser ofertados seis mil ultrassoms e sete mil raio-x” informa o gestor Tiago Texera.

Quanto as consultas, Cícero também perguntou quais são as medidas que serão tomadas sobre as especialidades que faltam na rede pública como neurologista, gastroenterologista, psiquiatria e reumatologista. Foi explicado que especialidades como reumato por exemplo, a formação é baixa e portanto mais difícil, mas que estão sendo contratados três reumatos para atendimento no Hospital São Vicente de Paulo, está sendo lançado concurso público para contratação de neurologista (inclusive comentou que a prova será dia 23) e para oftalmologia, será feito em parceria com o Instituto Braile, um mutirão para atendimento da lista de espera.

Para demais especialidades a informação é que está sendo equalizado junto com a Secretaria de Estado a ampliação de contratação através do AME para garantir o acesso as consultas.

Leia também

Queimadasjulho2018

Divisão Florestal de Jundiaí alerta para o risco de queimadas no período de estiagem

Com a falta de chuvas e consequentemente uma estação cada vez mais seca, o fogo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com