Home / Destaque / 15 de junho ‘ Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’

15 de junho ‘ Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa’

Violência contra a Pessoa Idosa está além da agressão física

 

Apesar de muitas campanhas e até mesmo do Estatuto do Idoso, que recomenda que é  obrigação da família, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à cidadania, à dignidade ao respeito e à convivência familiar, nem sempre isso acontece e muitos idosos acabam sendo vítimas de violência doméstica.

Segundo pesquisas, as denúncias no Disque 100 mostram que a maior parte das agressões contra as pessoas idosas vão desde o abuso financeiro, negligência e até maus tratos físicos e psicológicos, muitas vezes cometidas por seus próprios familiares ou cuidadores. Dados do Ministério da Justiça e Cidadania apontam que 77% das denúncias são por negligência. 51% por violência psicológica. 38% por abuso financeiro e econômico ou violência patrimonial. 26% por violência física e maus tratos.

Atualmente em Jundiaí, população de idosos acima dos 60 anos já está na casa dos 12% da população, somando 21.021 de homens (43%) e 28.186 de mulheres (57%)  e segundo Vitório Ângelo Durigati, da Assessoria de Políticas para o Idoso, a violência contra este público está presente em todos os lugares. “Hoje temos poucas ocorrências registradas, pois muitos, por medo de represália ou vergonha, acabam não registrando uma possível agressão. Em contrapartida, Jundiaí tem várias políticas públicas de apoio e eles”, destaca.

Para ele, uma das formas de proteger o idoso contra a violência é oferecer condições para que possam ter uma vida social e também conscientizar a família de que o idoso necessita do apoio familiar para que ele possa fazer atividades físicas. “O envelhecer do Século XXI  é poder ter uma vida saudável. É deixar de lado o andador e fazer exercícios”, destacou.

Palestra

O médico Geriatra, O geriatra e professor, Dr. José Eduardo Martinelli, estará na Faculdade de Medicina de Jundiaí, no dia 15 de junho (sábado) às 9 horas falando sobre o assunto com a palestra ‘Maus Tratos contra Idoso’. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. A FMJ fica na Ru Francisco Teles, 250, Vila Arens.

 

Leia também

Em 2021, oncologia do HSV atendeu 13% a mais de pacientes que no ano anterior

Apesar do cenário desafiador imposto pela pandemia desde março de 2020, o Hospital de Caridade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com