Home / Sem categoria / 15 de Outubro — Dia do Professor…Há o que comemorar?

15 de Outubro — Dia do Professor…Há o que comemorar?

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Uma data que passa meio despercebida por ser próxima ao Dia da Criança, que acaba ganhando maior destaque nos meios de comunicação. O professor é mesmo lembrado pela “Semana de saco cheio” em algumas cidades do Brasil ou pelo dia em que as aulas são suspensas. Alguns professores, geralmente aqueles que têm como alunos crianças mais novas, recebem presentes daqueles pais que ainda têm filhos pequenos. Mas depois que os filhos crescem, eles não só desaparecem da escola, como também só lembram-se dos professores quando precisam se informar sobre o rendimento ou notas dos seus filhos.

Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis. Entretanto, estes profissionais são vitimas de uma triste realidade: o Brasil é líder em violência contra docentes, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nada mais triste em receber este presente em seu dia.

O grande problema com relação ao exercício do professorado é a desvalorização de sua profissão. Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem com os baixos salários, as precárias condições de trabalho em alguns casos ou o trabalho excessivo em outros, além de outros fatores, como a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com a licenciatura ou pedagogia.

Soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes, haja vista que, não raro, as famílias transferem essa responsabilidade para a escola. Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, há uma diferença nem sempre muito nítida entre “educar” e “escolarizar”, sendo a primeira uma responsabilidade dos pais e da família e a segunda a função do professor e da escola.

Origem

A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.

 

Leia também

São Paulo registra terceiro caso da variante Ômicron

Amostra foi sequenciada ontem pelo Instituto Adolfo Lutz Foi confirmado nesta quarta-feira (1) o terceiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com