Um dos grandes sonhos da população das cidades do interior entre Americana e São Paulo está se tornando cada vez mais próximo de se realizar: a volta do trem que liga estas cidades até a capital paulista. No fim de semana, o governador de São Paulo, João Doria, reafirmou ontem que o Trem Intercidades (TIC) será implantado na Região Metropolitana de Campinas (RMC), embora não tenha estipulado prazo.
O governo do Estado deve lançar um chamamento público, ainda este ano, para manifestação de interesse do setor privado na formação de uma Parceria Público Privada (PPP) para a implantação do Trem Intercidades, entre Americana e São Paulo, passando também por Campinas e Jundiaí. Dória destacou que o programa será implantado com recursos e investimentos privados, inclusive, o ferroanel, já anunciado.
Em nota, nesse sábado (23), a Rumo que administra o sistema ferroviário no interior informou que já foi assinado um termo de compromisso entre a concessionária e o governo do Estado quanto à utilização do trecho entre Jundiaí e Campinas, que tem maior vocação para o transporte de passageiros (por ser contíguo ao trecho da CPTM e também por ter o maior contingente populacional). “O referido trecho tem pequeno tráfego de cargas e pode ser compartilhado”, informou. (Correio)