Home / Destaque / 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Tecnologias assistivas auxiliam na evolução do autista

2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Tecnologias assistivas auxiliam na evolução do autista

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar a sociedade sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O autismo, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo.

Este ano, o tema da campanha é “Tecnologias assistivas, participação ativa”, destacando a importância destes métodos para a evolução do autista.  Entretanto, um dos grandes entraves para que todos tenham acesso a uma tecnologia mais avançada como ferramenta terapêutica ainda é o alto custo.

Na opinião da pedagoga Maia Luciana Guimarães Rocha, coordenadora do setor de autismo da APAE de Várzea Paulista, estas tecnologias assistivas que evoluem a cada ano, são um importante aliado no desenvolvimento individualmente do autista de acordo com a necessidade de cada um.  “Aqui nós adaptamos esta tecnologia através do sistema Teachh (sigla em inglês para Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Limitações) que auxilia na comunicação que os beneficia e os torna independente. Tanto o Teachh, quanto o ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e o Currículo Funcional, são metodologias que beneficiam estes alunos fazendo com que tenham mais facilidade na comunicação tanto na escola quanto em casa”, destacou a pedagoga”, destacou.

 

Referência em autismo

A Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE) deVárzea Paulista é hoje referência no tratamento do Autismo, pois, conta com um corpo docente e equipe técnica muito capacitada que realiza um trabalho muito sério no auxílio e atendimento destes portadores de diferentes graus de autismo. Atualmente são 128 na escola, sendo acompanhados de perto por médicos psiquiatras, neurologistas e a equipe técnica formada  psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, todos num trabalho coeso e praticamente individualizado.

 

Semana de Conscientização

Para marcar a data a APAE realiza várias ações. Na sexta-feira (29) acontece um pedágio de conscientização com a distribuição de panfletos no semáforo em frente a prefeitura de Várzea Paulista a partir das 13 horas. Já entre os dias 2 e 5 de abril, acontece a Semana do Autismo. “No dia 2 teremos uma abertura oficial da data, trazendo à quadra da entidade os alunos, familiares e funcionários  que poderão assistir apresentações musicais e de leitura”, destacou o professor André. “Neste mesmo dia teremos exposição de artes visuais e fotos dos alunos em atividades”, destacou.

A programação continua no dia 3 de abril com várias atividades para os alunos com muita brincadeira e no dia 4 de abril haverá a participação dos pais do PEAPA juntamente com os professores em uma atividade extraclasse.

Leia também

Estão abertas as inscrições para o 5º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju)

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) abriu as inscrições para o credenciamento de artistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com