Home / Educação / 2 de abril: Hoje é o ‘Dia Mundial da Conscientização do Autismo’

2 de abril: Hoje é o ‘Dia Mundial da Conscientização do Autismo’

Apae Várzea Paulista é referência no atendimento ao autismo na região

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar asociedade sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Segundo explicam as psicólogas da Apae de Várzea Paulista, Fernanda Bergamo e Camila Bernini, o autismo é um transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento da criança no que se refere a atenção e socialização. A doença afeta mais meninos do que meninas. “Hoje é possível fazer o diagnóstico por volta dos dois anos de idade. Infelizmente não há exames que o detecta durante a gestação, a exemplo da Síndrome de Down”, destacou Camila. “Diferente de antes quando o diagnóstico era feito por volta dos seis anos, quando a criança entrava na fase escolar”, complementou Fernanda.

As psicólogas destacam também que assim que é feito o diagnóstico, o papel da família é fundamental. “Por que não adianta termos um tratamento na instituição e não ter o acompanhamento em casa, já que eles necessitam de estímulos e atenção”, alertam.

PSICOLOGAS (5)

Sala de Aula (2)Elas alertam ainda, que é possível que os pais ou responsáveis percebam atitudes diferentes nas crianças que podem ser detectadas como autismo. “É preciso estar alertas a sinais como dificuldade da criança em acompanhar com o olhar tanto objeto, quanto as pessoas. Eles também apresentam problemas de comunicação e atenção compartilhada. Por exemplo, quando a mãe fala, olha um avião. A criança tem de acompanhar este raciocínio e interagir com quem esta estimulando”, exemplificou a psicóloga Fernanda. Luiz (4)

Entretanto, as profissionais orientam os pais que as crianças portadoras de autismo não devem ser tratadas como coitadinhas em casa e ser tratada como qualquer criança. “É preciso ter regras e limites, mas não existe uma fórmula pronta, pois, existem vários níveis diferentes de autismo”.

As psicólogas também falaram sobre a questão da inclusão e, apesar de todas as dificuldades elas avaliam que a questão está melhorando.

 

Referência em autismo

A Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE) deVárzea Paulista é hoje referência no tratamento do Autismo, pois, conta com um corpo docente e equipe técnica muito capacitada. Mantenedora da Escola de Educação Infantil/Fundamental Monteiro Lobato, vem realizando um trabalho importante no atendimento destes portadores de diferentes graus de autismo. Atualmente são 125 na escola, sendo acompanhados de perto por médicos psquiatras, neurologistas e a equipe técnica formada  psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, todos num trabalho coeso e praticamente individualizado.

Segundo o diretor técnico escolar, Luiz Lopes Garcia, esta referência a Apae conquistou nestes 15 anos que vem atuando com autistas. “A cada ano temos buscado novas técnicas que são introduzidas no tratamento. Além disso, capacitamos os nossos profissionais”, salientou o diretor, lembrando que a instituição atende toda a região.

Semana de Conscientização

Para marcar a data a Apae  realiza no dia 2 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Autista, uma série de atividades. “No dia 2 teremos uma abertura oficial da data, trazendo à quadra da entidade os alunos, familiares e funcionários. No mesmo dia, atividades com os profissionais e no decorrer da semana, ações com os assistidos”, destacou Luiz.

Leia também

Governo de São Paulo adianta vacinação contra a Covid-19. Expectativa é vacinar todos os adultos do estado até 15 de setembro

O governo do estado de São Paulo adiantou em 30 dias o calendário de vacinação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com