Home / Saúde / 21 de junho é o ‘Dia Nacional de Combate à Asma’: doença atinge mais de 10% da população brasileira

21 de junho é o ‘Dia Nacional de Combate à Asma’: doença atinge mais de 10% da população brasileira

Com a chegada da estação mais fria do ano, não são só os casacos e cachecóis voltam com tudo, as baixas temperaturas também abrem a temporada das chamadas doenças de inverno. Uma delas é a asma. Dados do Ministério da Saúde afirmam que há, aproximadamente, 20 milhões de asmáticos no Brasil, ou 10% da população, o que coloca o País em oitavo lugar na prevalência da doença em todo o mundo. Ainda não se sabe exatamente o que provoca a asma, já que cada pessoa apresenta gatilhos diferentes, por isso a importância da orientação de um especialista para entender o quadro clínico e apresentar formas de prevenção.

O ar frio, baixa umidade, contato com ácaros de roupas guardadas, concentração de pessoas em ambientes fechados e ventilação reduzida são características típicas de quando a temperatura cai e também são as mais favoráveis para o desencadeamento de crises de asma. A doença é uma inflamação crônica das vias aéreas identificada por falta de ar, chiado e tosse, que resultam na dificuldade de respirar e apertos no peito. Embora não tenha cura, é possível ter qualidade de vida controlando a doença por meio de um tratamento adequado.

O pneumologista Diego Henrique Ramos alerta sobre as formas de controle da doença. “O tratamento hoje se pauta nas medicações adequadas, em geral os inalatórios. A estabilização a longo prazo é importante para evitar períodos de crises frequentes como acontece no inverno”, destaca orientando que para prevenir as crises é recomendado, principalmente, o afastamento dos fatores ambientais, que são ambientes fechados, contato com ácaros e temperaturas baixas. “Além disso, a vacinação contra infecções respiratórias, como gripe e pneumonia, e o tratamento correto da doença também são essenciais”, alerta Ramos.

Leia também

Brasil recebe segunda remessa de vacina pediátrica da Pfizer. Segundo lote chegou neste domingo ao aeroporto de Viracopos

O Ministério da Saúde confirmou que uma segunda remessa de vacinas pediátricas contra covid-19 chegou hoje …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com