Home / Economia / 3 dicas para identificar um boleto falsificado

3 dicas para identificar um boleto falsificado

3 dicas para identificar um boleto falsificado

Muita gente ainda não confia muito nos meios de pagamentos digitais — principalmente os mais velhos, acostumados aos métodos tradicionais. Assim, os boletos continuam sendo uma opção bastante procurada. Os golpistas, por sua vez, não deixaram seus velhos hábitos para trás e migraram somente para as plataformas digitais. Pelo contrário, eles estão até mais sofisticados, usando dados de ambos os meios.

E como evitar que você pague um boleto falsificado? A Konduto, empresa brasileira especializada em análise de fraudes, listou 3 maneiras de você evitar problemas:

  1. Observe bem a fonte de emissão do boleto: muitas vezes, o fraudador encaminha um e-mail, SMS ou WhatsApp com o link do boleto adulterado, como se fosse esse lojista, induzindo o cliente a efetuar o seu pagamento. Nunca é recomendável baixar os documentos dessas fontes. A melhor maneira de acessar o conteúdo original é direto do site da loja.
  2. Preste atenção no valor: em todos os boletos bancários, os últimos números do código de barras se referem ao valor do documento — ou seja, se ele termina em 20126, significa que a quantia a ser paga é de R$ 201,26. Portanto, você pode identificar uma fraude apenas observando se essas informações são divergentes.
  3. Olhe com cuidado os dados e o código de barras: um ponto importante é verificar se os dados bancários, como agência e conta, estão escritos de forma legítima — um documento que tenha esses símbolos apagados ou substituídos por outros caracteres é um sinal de alerta. Um código de barras pode ser rasurado propositalmente para que você introduza uma sequência de números que não condiz com sua representação gráfica.

Se você costuma pagar via boletos, fique esperto com essas considerações no próximo pagamento.

Leia também

Inscrições para seleção do Censo vão até 21 de janeiro

São 183.021 vagas de nível fundamental para recenseadores distribuídas em 5.297 municípios do país. Na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com