Home / Educação / 3,7 milhões de alunos da rede voltam às salas de aula nesta segunda (31)

3,7 milhões de alunos da rede voltam às salas de aula nesta segunda (31)

As aulas da rede estadual recomeçam nesta segunda-feira (31) para 3,7 milhões de estudantes. O calendário é o mesmo para as 5 mil unidades de Ensinos Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Médio e Educação de Jovens e Adultos. Para ajudar o retorno à rotina de estudos e atividades de alunos e família, a equipe da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria da Educação preparou uma série de dicas e orientações.

A primeira delas é estar atento ao relógio. Organizar os materiais, roupas, cadernos e estojo com antecedência também evita correria.

Por falar em organização, outra ideia é criar um “cantinho de estudos” em casa. O espaço servirá para leitura e escrita e também aproxima a família do cotidiano escolar dos filhos. “A participação da família é fundamental para a aprendizagem de crianças e jovens. Por isso, é preciso ficar atento às reuniões organizadas pelas escolas”, diz o professor Herbert Gomes da Silva, diretor do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio da CGEB.

Confira outras dicas da CGEB para o segundo semestre:

– O boletim escolar dos primeiros dois bimestres do ano está disponível. A ferramenta permite acompanhar a evolução educacional dos alunos, por disciplina, mais de perto.

– Além das reuniões de pais e mestres,  a família também pode participar da vida escolar nas ações do projeto Gestão Democrática. Já o programa Escola da Família, presente em 2,2 mil unidades, é espaço de lazer, cultura e capacitação para comunidade e moradores dos bairros do entorno.

– Alunos que prestarão vestibular para 2018 podem reforçar o que aprendem na escola com o Cursinho Pré-Vestibular Online da Secretaria. O acesso é gratuito e basta que o estudante tenha em mãos o Registro do Aluno (RA). Ex-alunos também podem utilizar a ferramenta.

– As aulas dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) também voltam no dia 31 de julho. Confira os horários e turmas na própria escola.

– Quem estiver fora de rede ou veio de outro Estado durante as férias ainda pode se matricular em qualquer unidade de ensino mais próxima da nova residência. A regra vale também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Leia também

Sebrae tem capacitação para o setor de alimentos com inscrições abertas em Várzea Paulista

Curso abordará marketing digital voltado para o segmento, guia para elaboração de cardápio, finanças e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com