Home / Destaque / 6.718 títulos de eleitor foram cancelados em Jundiaí; saiba como conferir sua situação no TSE

6.718 títulos de eleitor foram cancelados em Jundiaí; saiba como conferir sua situação no TSE

Eleitores que não votaram ou justificaram a ausência em três turnos seguidos e não regularizaram a situação tiveram seus títulos cancelados pelo TSE. O prazo concedido pela Justiça Eleitoral para regularização dos documentos nos cartórios eleitorais terminou no dia 6 de maio. Em Jundiaí, foram cancelados 6.718 títulos, conforme dados da 65ª, 424ª e 281ª zonas eleitorais. No país foram cancelados quase 2,5 milhões de títulos de eleitor. No estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, 675 mil tiveram o título cancelado.

COMO REGULARIZAR
Para conferir a situação do seu título de eleitor, basta entrar no site do TSE e informar nome completo e data de nascimento. Quem teve o documento cancelado precisa comparecer ao cartório eleitoral mais próximo e preencher um requerimento de alistamento eleitoral. É necessário levar comprovante de residência com data de até três meses e documento de identificação com foto (que pode ser RG, carteira de trabalho ou carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal). O eleitor em situação irregular também precisa pagar uma multa de R$ 3,51 por turno.

PENALIDADES
Quem não resolver as pendências fica impossibilitado de tirar passaporte, CPF ou carteira de identidade. O Código Eleitoral também prevê outras penalidades, como a proibição de participar de concursos públicos, impossibilidade de receber empréstimos de instituições financeiras públicas ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino público.

Eleitores do estado de São Paulo devem agendar a visita pelo site do TRE-SP. Para agilizar o atendimento, o eleitor pode emitir e pagar o boleto bancário correspondente ao valor da multa. O número do título segue o mesmo, mas a pessoa recebe um novo documento.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Leia também

Ansiedade pode afetar segurança e causar acidentes no trânsito

O Brasil é o país mais ansioso do mundo e também o que mais se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com