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A importância do pão para a saúde e para o nosso organismo

O pão é um alimento saudável e saboroso que pode ser consumido de várias formas. Contudo, é importante lembrar que os alimentos provocam o aumento no peso quando consumidos em excesso, sem seguir uma alimentação balanceada e equilibrada.

Normalmente, o ganho de peso é devido às dietas ricas em carboidratos, gorduras e proteínas e com consumo pobre de fibras, vitaminas e minerais, associado ao pouco gasto de energia (sedentarismo).

Os carboidratos, como os outros nutrientes, são necessários para o corpo e não devem ser excluídos da dieta. Com base na recomendação da pirâmide alimentar brasileira, um indivíduo adulto necessita 2000 kcal de energia por dia e pode consumir até seis porções diárias do grupo carboidratos (cada uma com aproximadamente 150 kcal). No mercado, existem pães mais calóricos e gordurosos (os “croissants” ou os pães recheados doces e salgados, por exemplo), assim como há tipos mais saudáveis, como os integrais com aveia, sete grãos, linhaça, soja, centeio, entre outros.

Se a preocupação é com o peso, na hora de escolher o pão é melhor dar  preferência ao integral, pois apresentam maior valor nutritivo e maior quantidade de fibras. Além disso, estão relacionadas à saciedade, ao funcionamento do intestino, ao controle da taxa de glicemia e à diminuição do colesterol ruim (LDL).

Portanto, o pão funcional, além de cumprir a função nutricional básica, oferece componentes que trazem benefícios à saúde, podem inclusive auxiliar na redução de doenças crônico-degenerativas.

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