Home / Destaque / ACE Jundiaí assina convênio inédito com o Detecta

ACE Jundiaí assina convênio inédito com o Detecta

A entidade é a primeira entidade de classe a assinar o convênio com o Detecta, sistema inteligente de monitoramento

A Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí) assinou, na quarta-feira, acordo de Cooperação Detecta com a Secretaria da Segurança Pública do Estado no Gabinete do secretário, Mágino Alves Barbosa Filho, com participação do coronel Marcelo Vieira Salles, comandante Geral da Polícia Militar, do coronel José Ricardo Arantes, do Comando de Policiamento do Interior-2 (CPI-2), dos comandantes do 11º e 49º BPMI, e de representantes da Polícia Civil, da diretoria da entidade, da Ciesp e dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).

A ACE é a primeira entidade de classe a assinar o convênio com o Detecta, sistema inteligente de monitoramento que concentra todas as informações criminais do Estado. “Este convênio é resultado de oito meses de estudos com os conselhos de segurança e forças policiais de nossa cidade”, explicou o presidente da Associação Comercial, Elton Monteiro, destacando que o sistema é uma solução de software, com interface web, composto por bases de dados que fornecem informações de interesse para forças de segurança, auxiliando atividades policiais operacionais e investigativas. “Este convênio, inédito em Jundiaí, é de grande importância para a cidade e para a história da Associação Comercial de Jundiaí, com 94 anos de fundação e atuação em prol dos interesses e aspirações de seus mais de 3 mil associados. “Entendemos que esta parceria entre a iniciativa privada e as forças de segurança terá um impacto muito positivo na área de segurança do município.”

O secretário Mágino reforçou a importância da parceria entre iniciativa privada e a SSP e afirmou que o convênio trará benefícios para associados da ACE, para a população e para o município como um todo. “Esta é uma data significativa. Tenho certeza que o Detecta será uma grande ferramenta de combate à criminalidade.”

Para a implantação da rede no município, a ACE vai adquirir inicialmente 16 câmeras que usam a tecnologia LTR, que permitem a leitura de placas de veículos. Estas câmeras serão instaladas em locais indicados por forças de segurança da cidade e terão monitoramento integrado aos bancos de dados da Polícia Militar. “Não são simples equipamentos de monitoramento. Se um motorista passar com um carro roubado na frente de uma câmera, o Detecta emitirá alarmes automáticos para viaturas localizadas num raio de até 4 km de distância do local”, disse o empresário Danilo D’Angelo, conselheiro da ACE e um dos articuladores para a implantação do projeto em Jundiaí. “Cada câmera proporcionará um aumento de quase 10 mil fiscalizações por dia.”

Detecta

O Tenente Coronel Henrique Neto, comandante do 11º BPMI, disse que a interligação das câmeras da iniciativa privada com o banco de dados do Detecta vai aumentar a capacidade das polícias em localizar veículos roubados ou furtados. “Este é um momento importante para nós. Teremos como interagir de melhor maneira com o cidadão que pede os serviços da Polícia.”

A rede Detecta é considerada o maior banco de dados criminal da América Latina. Se um suspeito foge em um carro vermelho em que se sabe apenas parte da identificação da placa, o Sistema pode ser configurado para localizar todos os veículos com aquele número parcial, da mesma cor, e apresentar essas localizações em um mapa. “Quando um carro com estas características passar por uma câmera ligada ao sistema, a viatura mais próxima é acionada”, explicou Elton.

O presidente reforçou que o Detecta vai auxiliar o trabalho da Polícia Militar na redução da criminalidade e, indiretamente, ajudará a fomentar o comércio no município. “A falta de segurança desestimula as pessoas a saírem de casa”, diz. “O sistema ajudará a criar a sensação de segurança. A população poderá frequentar os centros comerciais sem medo e isso vai refletir diretamente nas vendas.”

A Tenente Coronel Carla Basson, comandante do 49º BPMI, disse que a preocupação da PM é reduzir os índices criminais e estimular esta sensação de segurança na população. “O Detecta é uma ferramenta importantíssima que vai ajudar na questão do planejamento estratégico e na execução do policiamento.”

Martha Rocha de Castro, delegada Seccional de Jundiaí, afirmou que o sistema vai fortalecer a polícia de inteligência no município. “Essa ferramenta vem acolher nossos anseios. Poderemos agilizar as investigações e dar uma resposta mais rápida à sociedade.”

Pelo acordo firmado entre SSP e ACE Jundiaí, o controle e a fiscalização do convênio serão de responsabilidade de um Grupo de Administração, formado por representantes da Polícia Civil (Delegado Seccional de Polícia), da Polícia Militar (Comandantes do 11º BPM/I e 49º BPM/I) e dois representantes da Associação Comercial. Já a supervisão técnica do Sistema Detecta ficará a cargo do Grupo de Tecnologia da Informação – GTI da Secretaria da Segurança Pública.

Após a assinatura do convênio com a Secretaria de Segurança Pública, a diretoria da ACE vai apoiar outros empresários a adquirirem o equipamento, para ampliar o alcance do sistema na cidade. “A iniciativa privada poderá participar via Associação Comercial”, explicou Danilo. “Grandes centros comerciais poderão, a baixo custo, interligar seus sistemas ao Detecta.” Neste projeto da ACE também serão desenvolvidos sistemas móveis que poderão ser usados em blitz ou colocados em viaturas da polícia.

No futuro, a Associação Comercial pretende integrar o Detecta ao sistema de Monitoramento Eletrônico da Guarda Municipal. Também tem a intenção de colaborar com outro projeto da Prefeitura de Jundiaí, o Centro Seguro, que envolverá poder público, forças de segurança e outras entidades, para a instalação de câmeras na região central da cidade.

About Jornal A Verdade

Leia também

Várzea Paulista abre agendamento para terceira dose da vacina contra Covid-19

Idosos de 80 anos ou mais poderão começar a agendar a vacinação na noite desta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com