Home / Destaque / Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) começa a sair do papel?

Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) começa a sair do papel?

Reunião na manhã desta segunda-feira (31) definiu a data que começam as oficinas: 25 de agosto

Institucionalizada em 24 de agosto de 2011 pela Lei Complementar Estadual nº 1.146, a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) formada pelos municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista foi criada com o intuito de possibilitar aos municípios discutir problemas comuns, como transporte, saúde, meio a ambiente, entre outros e, com o aval do Estado, buscar soluções conjuntas, visando o bem comum das cidades. Entretanto, nestes seis anos, muito pouca coisa foi feita efetivamente com os problemas que a região enfrenta. Muito se falou de um sistema de monitoramento por câmeras regional, que até hoje não saiu. Outro tema bastante discutido neste período foi a criação do sistema de transporte integrado com bilhete único, que também nunca existiu. Além de problemas na área da Saúde, Meio Ambiente, que são discutidos, mas não há efetivação, ou seja, muito se discute, mas na prática pouco tem sido feito.

mapa_AUJ

Agora, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), que vem sendo discutido desde maio deste ano, entre várias entidades dos municípios que a compõem e o estado, através da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA (Emplasa), parece que a efetivação da AUJ como unidade regional, a exemplo das regiões metropolitanas, deve se concretizar. Por isso é importante que entidades, Conselhos e pessoas físicas participem desta discussão.

Nesta segunda-feira (31), os representantes de cada município se reuniram para definir a data que ocorrerão as oficinas que discutirão temas de interesse comum aos municípios: planejamento e uso de solo, transporte e sistema viários regionais, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social. Após várias deliberações a data escolhida é 25 de agosto na sede da Ciesp Jundiaí. É possível ter mais informações sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) no endereço: https://www.pdui.sp.gov.br/jundiai/

Leia também

Passeio Giro Vechio reúne 100 ciclistas com bikes antigas percorrendo estradas e propriedades rurais em Louveira

Evento na Estação Ferroviária teve exposição, gastronomia e shows para marcar o centenário da primeira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com