Home / Destaque / Agosto Dourado: Segundo OMS, apenas 39% das crianças brasileiras são amamentadas corretamente

Agosto Dourado: Segundo OMS, apenas 39% das crianças brasileiras são amamentadas corretamente

Embora seja um dos países que mais amamentam no mundo, no Brasil apenas 39% das crianças menores de seis meses são alimentadas exclusivamente por leite materno, segundo o estudo do Unicef e Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomendam a amamentação imediata após o nascimento e o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê.

De acordo com Marcela Bionti, responsável pelo Banco de Leite Humano de Jundiaí, muitos fatores contribuem para que este índice de amamentação ainda seja baixo, entre eles, a dificuldade quando o bebê não ganha peso e chora muito. “Quando isso ocorre, muitas mães deixam de amamentar ou complementam o aleitamento com outros alimentos, mas a grande vilã da historia é a mamadeira, porque, quando introduzida, muda toda a estrutura da mamada”, destacou Marcela, observando que a licença maternidade de 120 dias é outro fator, pois, grande parte das mães amamenta pensando na volta ao trabalho e muitas empresas não têm estrutura para que a mãe possa retirar o leite materno e armazenar para oferecer ao filho em sua casa. “Mesmo a criança que frequenta creches não recebem leite materno. Tudo isso contribui para que a criança não seja amamentada adequadamente até os seis meses”, alertou. “Ainda falta apoio e acolhimento para que as mães possam se dedicar ao aleitamento materno. O ideal é o leite materno até os seis meses sem nenhum outro alimento e até os dois anos com a introdução de outros alimentos”, orientou.

Ela explicou ainda que o leite materno vai se moldando às fases da criança, garantindo imunidade e combate a doenças, como diarreias e problemas respiratórios.

Leia também

Correios decidem manter os preços das encomendas

Estatal registrou um aumento de 40% no volume de encomendas   Os Correios anunciaram a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com