Home / Cultura / Alunos da CEMEB São Miguel Arcanjo em Várzea Paulista conhecem projeto de Educação Ambiental no Trânsito

Alunos da CEMEB São Miguel Arcanjo em Várzea Paulista conhecem projeto de Educação Ambiental no Trânsito

Crianças separaram lixo reciclável, percorreram trajeto na “mini cidade” e tiveram palestra interativa

O Projeto Educação Ambiental no Trânsito vem sendo desenvolvido no município desde 2016, sendo uma parceira da Unidade Gestora de Educação, Unidade Gestora de Trânsito e Transkompa. Nesta quinta-feira (20) os alunos dos quartos anos da CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) São Miguel Arcanjo no Jardim América IV, participaram de várias atividades educativas a respeito da preservação do meio ambiente e da boa conduta no trânsito. Dentre elas, uma palestra interativa, gincana em um enorme tabuleiro que simula uma cidade e para encerrar, uma visita a um caminhão tanque.

Várzea projeto ambiental

O foco das atividades foi a preservação do meio ambiente e os alunos tiveram a chance de aprender sobre a reciclagem e de ver de perto algumas das situações do dia a dia de um condutor e um pedestre. “Hoje estamos ensinando os alunos a preservar o meio ambiente, falando sobre reciclagem e a coleta seletiva. Além de ressaltarmos as boas condutas de trânsito” contou Fabiane de Camargo, Coordenadora de Projetos Especiais e EJA.

Na “mini cidade”, como é chamado o tabuleiro que simula ruas e avenidas, a primeira atividade foi recolher o lixo espalhado pelas ruas e colocar adequadamente no coletor de lixo reciclável. Depois desta atividade as crianças foram divididas em “carros”, e percorreram um trajeto com várias missões, como dar a seta antes de entrar em uma rua e aguardar a travessia do pedestre antes de seguir em frente. Até mesmo um semáforo humano ajudou a completar o cenário. As colegas de classe Ana Julia e Raysa Silva ambas com 10 anos de idade aproveitaram a brincadeira, mas sem perder o foco em sua missão, “Nós estamos gostando muito, a ‘mini cidade’ é super legal. Mas estamos prestando atenção no caminho para não errar nada”, desatracam as meninas enquanto aguardavam para continuar o jogo.

Ação e legado

Mas que um dia de descontração e brincadeiras, o que vai ficar para os alunos da São Miguel Arcanjo é o compromisso de continuar com tudo o que foi aprendido. E como um lembrete desta promessa a escola ganhou uma lixeira adaptada para a coleta seletiva, e todos os alunos tem acesso a ela, “Agora que eu sei fazer a coleta seletiva, vou separar todo o meu lixo”, contou a pequena Sophia Ramos de 9 anos. “Essa semana está sendo maravilhosa, já estávamos trabalhando com o tema da cidadania e o trânsito e essas atividades ajudam muito” disse Denise Souza, diretora da escola.

21.09.18-toptop7-transito-cemeb-sao-miguel-arcanjo

21.09.18-toptop5-transito-cemeb-sao-miguel-arcanjoGrande final

Para encerrar o dia, todos os alunos tiveram a chance de conhecer um autêntico caminhão tanque. As crianças entraram na cabine do motorista, conheceram o painel e todo a veículo. “Ele é muito grande, de lá de dentro da para a rua toda, eu nem consigo subir a escada sozinho. Mas eu achei ele (caminhão) incrível” falou Manoel Netto de 9 anos. “Depois de um dia como este, esse foi um final maravilhoso. Sei que as crianças nunca esquecerão”, falou Souza, sobre a visita ao caminhão.

 

Leia também

Dr. Luiz reforça parceria com Associação dos Aposentados

Atendendo a convite da Associação dos Aposentados de Campo Limpo Paulista, o prefeito Dr. Luiz …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com