Home / Cultura / Alunos de Indaiatuba projetam roupa de astronauta anti-radiação solar

Alunos de Indaiatuba projetam roupa de astronauta anti-radiação solar

Criar novas ideias para o espaço sideral é o que o Serviço Social da Indústria (SESI) exige de jovens competidores, na temporada 2018/2019 IntoOrbit do Torneio de Robótica organizado pela instituição, em parceria com fabricante de brinquedos LEGO. Pensando nisso, nove integrantes mais um técnico e um mentor da equipe “Bazinga”, de Indaiatuba (SP), criaram uma nova roupa para astronautas. Com a ideia, eles vão buscar uma medalha no torneio nacional, que ocorre de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro (RJ).

A classificação na etapa regional veio em setembro do ano passado, em Jundiaí (SP). O material do uniforme feito pela equipe possui grafeno e dióxido de titânio em sua confecção. Com 10 anos de história, a equipe que já disputou oito competições nacionais e duas internacionais, busca dar mais ‘proteção à roupa dos astronautas’. É o que afirma o técnico do time Leandro Mathias de Oliveira, de 38 anos.

Inicialmente, a equipe tinha à disposição apenas o dióxido de titânio. Não sendo suficiente, requisitou o grafeno a um instituto autorizado a utilizar o componente químico no Brasil. Após acordo para melhorar o protótipo com o novo material, os integrantes apresentarão uma roupa com maior proteção.

Na opinião do supervisor técnico educacional do SESI-SP, Ivanei Nunes, os jovens entendem que “nessas viagens (espaciais) existe a perda muscular, óssea, que tem o problema de solidão, depressão e insônia. Então eles vão se deparando com problemas que no seu cotidiano eles nunca imaginavam que existissem nas missões espaciais”, comenta, destacando que acredita que “todos os temas de cada equipe tiram da zona de conforto do nosso dia a dia e faz com que os alunos pensem em problemas mais complexos”, conclui.

Leia também

Sindicato participa do XIII Congresso de Advogados

O evento contou com a participação de nomes importantes do meio jurídico A Federação dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com