Home / Cultura / Alunos devem reajustar as rotinas dias antes do início do ano letivo

Alunos devem reajustar as rotinas dias antes do início do ano letivo

No final de janeiro e início de fevereiro a maioria das escolas volta às aulas e, com isso, os alunos precisam retomar sua rotina de estudos. Para que o retorno seja o mais tranquilo possível, é preciso uma preparação ao menos dez dias antes do início do ano letivo, isso para que o organismo vá se adaptando à nova rotina, o sono se equilibre, bem como a alimentação nos horários coerentes.

A psicóloga Maria Isabel Gut, afirma que as mudanças na rotina causam um desgaste emocional e físico significativos. “O período de férias costuma ser bastante relaxante, já que nos despreocupamos com as nossas obrigações estudantis e profissionais e gozamos de um merecido descanso. Há menos horários definidos, uma rotina mais flexível”.

Para ela, a volta às aulas exige uma readaptação do corpo e da mente para os novos desafios, novos relacionamentos e novos aprendizados, independentemente de haver ou não mudança para uma nova escola. A psicóloga explica que há maior tranquilidade quando os filhos estão indo para uma escola em que os pais confiam e têm segurança no acolhimento, na estrutura física, na equipe, mas ainda assim a readaptação do organismo se faz necessária.

A dica da profissional é que, ao menos duas semanas antes do início das aulas, o aluno passe a seguir a rotina de horários que terá, principalmente, horário de dormir e de acordar, especialmente os alunos que mudarão para o período da manhã, que sentem mais sono nesta mudança. “É preciso conversar com os filhos com tranquilidade para  tratar o assunto “escola”.  Por exemplo, se for a primeira escola ou a escola nova da criança, faça o trajeto de casa até lá com antecedência, principalmente se o filho dá sinais de muita ansiedade ou timidez. O percurso percorrido antes dá uma noção do tempo que leva, de casa até o colégio, e isso ajuda a acalmá-lo”, orienta.

Segundo ela é necessário reforçar que a escola escolhida é muito confiável e que ele receberá o melhor em termos de acolhimento e aprendizado. “Em casa, também é importante o filho ter o seu ‘canto de estudo, o espaço para organizar seu material, um quadro a sua vista, onde possa ter os lembretes e organizar seus horários“.

Por fim, a psicóloga destacou a necessidade e importância dos pais estarem presentes na escola, fazendo cumplicidade junto às ações dos professores, valorizando o trabalho.

 

Leia também

Várzea Paulista abre agendamento para terceira dose da vacina contra Covid-19

Idosos de 80 anos ou mais poderão começar a agendar a vacinação na noite desta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com