Home / Destaque / Anjos da Guarda orientam crianças de Jundiaí sobre como empinar pipa com mais segurança

Anjos da Guarda orientam crianças de Jundiaí sobre como empinar pipa com mais segurança

Por conta do início das férias escolares neste mês de julho, e em continuidade ao trabalho socioeducativo que realiza durante o ano todo na cidade, integrantes da Ronda Escolar – Anjos da Guarda e o Programa Educação para a Não Violência (Educavi) ministraram uma palestra na EMEB Professora  Judith Almeida Curado Arruda (bairro Cidade Nova I), durante a última semana de aulas do semestre. Dentro do projeto Pipa do Bem – idealizado pela atual diretora da unidade educacional, Isabel Cristina Larios Trinca -, os GMs Tadeu e Renan alertaram sobre os perigos das linhas cortantes, com o objetivo fundamental de orientar os alunos de 4º e 5º anos na prevenção e não utilização do cerol e linha chilena, buscando espaços mais adequados e abertos para a soltura das pipas. “É preciso ter muito cuidado para se evitar acidentes, atropelamentos, choques elétricos, quedas de grandes alturas e outros que podem ser ocasionados pela brincadeira; importante a utilização de material que não cause acidente como a linha “pura”, sem a adição de qualquer componente. Andar de costas é outro grande perigo, pois ao se observar a evolução das pipas no céu corre-se muitos riscos. Evitar brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos”, alertou o GM Tadeu.

PipaEm sua segunda edição, o projeto Pipa do Bem agora contemplou a apresentação para oito turmas, totalizando a participação de pouco mais de 260 alunos, que continuarão sendo acompanhados pelos guardas municipais durante o período das férias, uma vez que os mesmos residem nos bairros próximos à escola – Cidade Nova, Jardim Tamoio, Vila Nambi, dentre outros – e juntos serão agentes multiplicadores das orientações de prevenção aos acidentes e não utilização das linhas e materiais cortantes.

Vale ressaltar que o trabalho das equipes da Ronda Escolar – Anjos da Guarda ocorre em toda a cidade durante as férias, com o propósito de não permitir a comercialização das linhas cortantes e a recolha de quem as estiver utilizando, além da orientação com relação aos demais riscos quanto ao local mais adequado e a prática da brincadeira. “A didática utilizada pelos guardas municipais para oferecer conhecimento e orientação aos alunos é muito boa, promove a aproximação de maneira tão perfeita que as barreiras entre os agentes de segurança, as crianças e a comunidade deixam de existir pelos cuidados, a atenção e o carinho que eles dedicam. A parceria é muito importante, a Guarda Municipal de Jundiaí é amiga, sempre presente. O trabalho realizado pelo Canil também merece os nossos elogios e reconhecimento”, ressaltou a diretora Isabel.

About Jornal A Verdade

Leia também

Estão abertas as inscrições para o 5º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju)

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) abriu as inscrições para o credenciamento de artistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com