Home / Destaque / Artefatos usados na Revolução de 32 serão expostos pela Polícia Militar no Maxi Shopping Jundiaí

Artefatos usados na Revolução de 32 serão expostos pela Polícia Militar no Maxi Shopping Jundiaí

 

Para relembrar a Revolução de 1932, a Polícia Militar do Estado de São Paulo traz uma exposição especial para a cidade de Jundiaí. De 3 a 9 de julho, o Maxi Shopping Jundiaí  (Piso 2 – próximo à Praça de Alimentação) será palco do evento, promovido pelo Núcleo MMDC JUNDIAHY – “Heróis do Trem Blindado”, da Sociedade de Veteranos de 1932, no qual serão expostos artefatos usados pelos paulistas durante a guerra contra a ditadura de Vargas.

A mostra será composta por cerca de 80 objetos, entre capacetes, munições, morteiros e artefatos explosivos (todos desativados), matracas, cantil, medalhas, entre outros. Os artefatos foram cedidos por colecionadores de Jundiaí e Região.

O evento foi promovido pelo Núcleo MMDC de Jundiaí, constituído por policiais do 11º e 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior, 4º Batalhão de Polícia Rodoviária e Policiamento Ambiental, sob presidência do tenente-coronel Herique Netto (11º BPMi).

 

Entenda a história da revolução

A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Guerra Paulista, foi o movimento armado, ocorrido entre julho e outubro de 1932, no Estado de São Paulo, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

No período houve uma série de manifestações populares com reação dos defensores de Getúlio Vargas, ocasionando a morte de quatro estudantes (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). As iniciais dos nomes destes estudantes (MMDC) transformaram-se no símbolo da revolução.  No dia 9 de julho, feriado civil no Estado de São Paulo, comemora-se a deflagração do movimento.

 

 

 

Leia também

Covid-19: ministro anuncia proibição de voos oriundos de seis países

Variante Ômicron preocupa autoridades sanitárias O Brasil fechará as fronteiras aéreas com seis países da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com