Home / Destaque / Bairro Malota terá câmeras de monitoramento integradas ao Sistema Detecta do convênio da ACE Jundiaí

Bairro Malota terá câmeras de monitoramento integradas ao Sistema Detecta do convênio da ACE Jundiaí

A Associação Amigos da Malota (AAM) é a primeira entidade a assinar convênio para implantar o Sistema Detecta num bairro, usando o Acordo de Cooperação da Associação Comercial de Jundiaí (ACE Jundiaí) com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado. As câmeras adquiridas começam a ser instaladas ainda nesta semana.

O bairro tem cerca de 300 residências e a aquisição das câmeras e da plataforma para integração ao Detecta faz parte de um amplo projeto de segurança, desenvolvido pela AAM há um ano. “Por conta do projeto, começamos a frequentar as reuniões do Conseg Barão de Jundiahy [Conselho Comunitário de Segurança] e conhecemos o Detecta”, conta a vice-presidente Rosana Zomignani. “O que mais chamou a nossa atenção foi a facilidade de implantação e o fato de estarem interligadas diretamente com a base de dados criminais do sistema de segurança pública do Estado. Ao integrarmos o Detecta estamos unindo duas necessidades: a da Associação, que precisava aumentar a segurança com câmeras melhores nas entradas e saídas do condomínio; e a das forças policiais, que precisavam de câmeras na avenida Comendador Gumercindo Barranqueiros, ajudando a sociedade e colaborando com a segurança e preservação da Serra do Japi.”

Outras associações, condomínios e centros comerciais também podem implantar o Sistema, adquirindo câmeras novas – com um excelente custo x benefício, ou usar equipamentos já existentes. “O Detecta é uma ferramenta de apoio às forças policiais e a parceria entre representantes de diferentes segmentos terá um impacto muito positivo na área de segurança do município”, disse o presidente da ACE Jundiaí, Elton Monteiro.

 

Conseg

Fazer este intercâmbio entre o poder público, as forças policias e a comunidade é o principal objetivo do Conseg, que vem abrindo espaço em suas reuniões para a Associação Comercial apresentar o Detecta e encontrar parceiros dispostos a colaborar com a segurança de sua região. “Debatemos segurança, recebemos demandas de cada bairro e, juntos com as forças policiais, buscamos providências”, explica a presidente do Conseg Leste, Andrea Bonamigo dos Santos.

Existem três Consegs em Jundiaí e suas reuniões mensais são abertas à participação da comunidade. Cada grupo é responsável por uma região da cidade mas, segundo Andrea, há ações conjuntas que visam o atendimento da população como um todo. “Tentamos trabalhar em conjunto porque a cidade é uma só e os resultados positivos são compartilhados por todos.”

Quem tiver interesse em saber mais sobre esse sistema, deve entrar em contato com a ACE Jundiaí pelo telefone (11) 3308-4328.

Leia também

Brasil registra mais de 500.000 mortos por covid-19 neste sábado

Mais de meio milhão de brasileiros morreram em decorrência da covid-19. De acordo com balanço …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com