Home / Cultura / Biblioteca de Várzea orienta sobre os benefícios da leitura

Biblioteca de Várzea orienta sobre os benefícios da leitura

Em algum momento você já deve ter ouvido que ler faz bem. Mas você sabe os reais benefícios que a leitura trás para o seu cérebro e a sua vida? Listamos quatro melhorias que você conquista ao ser um leitor: 1-      Seu cérebro vai funcionar melhor: Diversas pesquisas cientificas comprovam que ler aumenta as conexões neurais, o que faz seu cérebro funcionar melhor. É como fazer uma ginastica cerebral. Com um cérebro mais forte, os riscos de doenças como Alzheimer e demência diminuem; 2-      Você fica mais criativo: Ao ler sua criatividade aumenta. Ao imaginar os cenários e personagens, você cria um novo mundo dentro da própria mente. Além disso, o leitor também passa a escrever, ler e até falar melhor; 3-      Ler ajuda a dormir melhor: Trocar o celular e a televisão por um livro antes de dormir contribuiu para um sono mais tranquilo. Isso porque, os aparelhos eletrônicos emitem muita luz e deixam seu cérebro em estado de atenção. Já ao ler, em uma luz suave, o efeito é contrário, proporcionando a sensação de relaxamento e 4 – Você desenvolve empatia: Empatia é quando você compreende e se solidariza com a situação vivida por outra pessoa. E a leitura tem o poder de desenvolver, e até aumentar a empatia. Na lógica, ao conhecer a história do personagem, seus desafios e batalhas, você acaba se identificando com aquela pessoa (mesmo que seja apenas na ficção) e começa a entender como é ter aquela vida, se solidariza e tem empatia por suas conquistas.

Quer começar a treinar os benefícios da leitura?

Em Várzea Paulista, a Biblioteca Municipal “Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini”, possui mais de 20 mil livros, entre adultos e infantis para você ler. Dos clássicos da literatura nacional a best-sellers internacionais. O horário de atendimento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O serviço fica na Avenida Projetada, nº 151, Centro, no prédio do Espaço Cidadania.

Biblioteca Compartilhada

O projeto Biblioteca Compartilha já está em cinco pontos do município: CRAS Norte, UBS Vila Real, prédio do Facilita, UBS Jardim Promeca e CRAS Oeste. A proposta é que todos tenham acesso a livros, disponibilizando nos espaços públicos em estantes, nas quais qualquer pessoa pode retirar o material para leitura, sem tempo determinado de devolução.

Além disso, quem gostar muito do livro poderá ficar com ele. “Nestes casos, a pessoa deve trazer outro livro em bom estado”, explica a bibliotecária Marli Zoratto.

 

Endereços:

CRAS Norte

Rua Capivari, 405 – Vila Real

UBS Vila Real

Rua Montes Claros, 30

Facilita

Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar

UBS Jardim Promeca

Rua Dinamarca, 41

CRAS Oeste

Avenida José Rabelo Portela, 367 – Jardim Maria de Fátima

Leia também

Prefeitura de Campo Limpo Paulista retira placa de “liberação do espaço” em loteamento irregular

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista retirou imediatamente a placa colocada no loteamento irregular conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com