Home / Política / Bolsonaro completa 100 dias na presidência: O que aconteceu nesse período?

Bolsonaro completa 100 dias na presidência: O que aconteceu nesse período?

Nesta quarta-feira (10) o presidente Jair Bolsonaro completa o centésimo dia de um governo marcado por uma das mais profundas — e turbulentas — transições do mais recente período democrático. A troca de comando no Palácio do Planalto em 1º de janeiro representou a chegada de um sem-número de novos personagens e de tentativas de guinadas de políticas públicas.Dos 58 compromissos firmados no período e que podem claramente ser mensurados, 12 foram cumpridos em sua totalidade.

Uma das dificuldades no governo Bolsonaro tem sido aqueles que em tese deveriam fortalecer a base política atual.Gustavo Bebianno, da Secretaria Geral da Presidência e presidente do PSC, não suportou as denúncias de candidaturas laranjas dentro do partido.Mais recentemente, Ricardo Vélez Rodriguez também saiu do comando do Ministério da Educação, por conta de uma guerra interna no MEC provocada por desentendimentos entre militares e seguidores do escritor Olavo de Carvalho.
As crises estão intimamente ligadas aos grupos dentro do governo, que se dividem entre os técnico-econômicos — encabeçados pelos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça, Sérgio Moro —, os associados às Forças Armadas e os folclóricos, ligados ao conservadorismo cultural. Não por acaso, a primeira controvérsia teve como protagonista Damares Alves, da pasta das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos. Três dias depois da posse de Bolsonaro, um vídeo em que Damares exalta a vitória do capitão reformado foi divulgado: “A nova era começou: agora, menino veste azul e menina veste rosa”.

É possível afirmar que o próprio Bolsonaro estimulou tais declarações desde os discursos no primeiro dia de governo, quando afirmou: “Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã, combater a ideologia de gênero, conservando nossos valores”.Em meio a polêmicas e pronunciamentos polêmicos, a cúpula atual do governo continuará buscando articulações dentro da Câmara e do senado para que as demais promessas de Bolsonaro possam se cumprir ao longo do mandato.

Leia também

Secretário de Finanças de Louveira, José Luis Bernegossi, pede exoneração por motivos pessoais

Pasta ficará sob o comando de Marcelo Souza, que assume a função interinamente O secretário …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com