Home / Opinião / Brasil, um braseiro!
hildon0410

Brasil, um braseiro!

Infeliz foi a carta de Pero Vaz de Caminha, até hoje escolas ensinam, ingenuamente, que: em nossas terras, em se plantando, tudo dá frutos. A ganância dos invasores europeus desde o século XVI degradou a natureza e provocou genocídios: dizimaram os povos indígenas nativos e os povos da mátria África, aqui escravizados.

Infelizes são as propagandas que veiculam que a agricultura vai bem e não dizem a verdade ao povo.

O agronegócio é para exportação e não para suprir um país que sofre com a fome; o agronegócio detém a maior parcela de políticos corruptos e marajás; o agronegócio, quando voltado à produção nacional, nos envenena com toxinas que trazem sequelas e a morte; e o agronegócio esgota reservas de água, destrói a agricultura de pequeno porte das famílias do capo e, como se não bastasse, ainda mata populações indígenas. Isso não é de filme apocalíptico. É o Brasil servindo como fazenda dos países ricos enquanto o pobre escolhe entre comprar arroz ou pagar as contas do mês.

Nosso território era visto, séculos atrás, como um paraíso onde pecados aqui cometidos não seriam vistos lá na Europa. Hoje pouco mudou. As chamas devoram Amazônia e Pantanal, biomas ímpares. Grandiosas propriedades não sofrem com fogo e fumaça, isso é curioso, não acham? Carecemos de uma verdadeira política ambiental que proteja o país desses crimes.

Recomendo a leitura de As veias abertas da América Latina, de Eduardo Galeano. Procuremos pequenos agricultores que cultivem produtos de forma mais sadia. Triste, no Brasil o que mais se cultiva é fogo.

Leia também

nalini-2510

A democracia está no fim?

Muitos livros foram escritos sobre o fim da democracia, com a chegada de líderes populistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com