Home / Variedades / Cabral: O sobrenome que descobriu nossa história

Cabral: O sobrenome que descobriu nossa história

O dia 22 de abril é uma data muito importante para todos os brasileiros. Foi nesse dia, no longínquo ano de 1500 que Pedro Álvares Cabral chegou ao espetacular litoral sul da Bahia, na cidade de Porto Seguro. O que poucos sabem é que essa história tem outros personagens tão importantes quanto ele.

Em dezembro de 1498, uma frota de oito navios, sob o comando de Duarte Pacheco Pereira, atingiu o litoral brasileiro e chegou a explorá-lo, à altura dos atuais Estados do Pará e do Maranhão. Isso significa que os portugueses já haviam passado pelo Brasil antes da embarcação liderada por Cabral. A primeira aparição portuguesa por aqui foi mantida em sigilo por um motivo simples: D João II e D. Manuel I, reis de Portugal durante o período das viagens portuguesas, não queriam que os espanhóis soubessem de seus planos.

O grande fato é que um homem foi o pioneiro da história. Cabral era explorador, e foi peça importante na expansão marítima de Portugal. De família nobre, famosa nas lutas contra os mouros e castelhanos, estudou em Lisboa onde aprendeu literatura, história, cosmografia e artes militares. Sua viagem para o oriente foi idealizada por D. Manuel I, que tinha como objetivo dominar o comércio naquela região. Mais do que alcançar terras e possuir riquezas, Cabral expôs para o mundo o solo onde hoje, somos nós que reinamos. O português acabou falecendo vinte anos depois de sua descoberta.

Como uma maneira de homenagear esse portuga tão importante na nossa história, não é maldade dizer que tudo o que somos, temos e ainda seremos é “culpa” dele. Culpa da sua exploração. Então, nesse dia 22 abril podemos dizer em alto e bom som: A culpa é do Cabral.

Leia também

Dr. Luiz reforça parceria com Associação dos Aposentados

Atendendo a convite da Associação dos Aposentados de Campo Limpo Paulista, o prefeito Dr. Luiz …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com